Você está lendo...
Hyundai Sonata 2024 tem visual de carro elétrico e interior ultra moderno
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

Hyundai Sonata 2024 tem visual de carro elétrico e interior ultra moderno

Atualização deixa o Hyundai Sonata com mesmo estilo dos novos elétricos da marca, mas sedã mantém na gama os mesmos motores a combustão

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

28 de mar, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Hyundai Sonata 2024
Linha 2024 do Sonata foi revelada, mas ainda não teve todos os detalhes divulgados pela Hyundai
Crédito:Hyundai/Divulgação

Já faz alguns anos que o Sonata saiu de linha no Brasil. Aqui, a Caoa (representante da Hyundai importados) optou por manter o Azera em linha. Atualmente, a montadora tem só o New Tucson, que voltará às lojas agora em abril com visual atualizado. Seja como for, o Sonata 2024 foi revelado na Coreia do Sul com mudanças mais profundas que uma reestilização.



Hyundai Sonata 2024
Hyundai Sonata 2024 (Hyundai/Divulgação)

Por enquanto, o retorno do sedã ao mercado brasileiro é incerto. Mas o novo estilo do Sonata é o mais atual da Hyundai. Com isso, a oitava geração foge do visual mais conservador da concorrência – como Honda Accord e Toyota Camry, por exemplo. A própria montadora diz que o sedã médio recebeu “mais que um facelift”.

Publicidade


Por fora, o novo Sonata tem o desenho que estreou com a segunda geração do Kona. A dianteira é marcada por luzes diurnas de LEDs que formam um bastão que vai de um lado ao outro. Tal como contamos no Jornal do Carro, o conjunto lembra um sabre de luz. Os faróis principais ficam logo abaixo, na altura da grade. As mudanças exigiram a criação de um novo capô dianteiro. As formas, além de bem modernas, deixaram o sedã com aparência mais aerodinâmica.

Hyundai
Hyundai Sonata 2024 (Hyundai/Divulgação)

Atrás, as lanternas lembram o conjunto óptico do novo HB20S, mas são ainda mais modernas. O interior, que agora tem duas grandes telas (de 12,3″) combinadas no topo do painel, elevou o nível tecnológico da cabine. O volante é novo e tem visual retrô. Opção de estofamento em marfim e novo acabamento em madeira clara estão entre as evoluções.


Hyundai Sonata 2024 (Hyundai/Divulgação)

Motorizações ainda sob sigilo

A fabricante não disse nada sobre atualização na mecânica. Especulações apontam para o motor 2.5 quatro cilindros (191 cv) como padrão. Desse modo, sai de cena o 1.6 turbo de 180 cv disponível em alguns mercados. Em ambos, o câmbio é automático de 8 marchas. O seletor de transmissão, aliás, migrou para a coluna de direção – como nos Mercedes-Benz.

Hyundai Sonata 2024 (Hyundai/Divulgação)

Cabe lembrar que o 2.5 com turbocompressor é exclusivo da linha N e, por isso, é um pouco mais potente, com 290 cv. Nele, a transmissão é de dupla embreagem e 8 marchas. Ainda em mecânica, espera-se que, por fim, a gama ofereça uma inédita opção de tração integral. Novas informações devem surgir nos próximos dias.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
VW POLO TRACK É HATCH PELADO POR R$ 80 MIL, SERÁ QUE VALE?
Hyundai New HB20S Comfort Plus
Oferta exclusiva

Hyundai New HB20S Comfort Plus

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.