A BYD começou a vender o hatch elétrico e2 para o público geral na China. O modelo já estava disponível no país desde 2019, mas apenas para taxistas. Nesta reestreia, o compacto recebeu atualizações no visual e chega posicionado entre o recém-lançado Seagull e o Dolphin, que tem previsão de lançamento neste ano no Brasil.
Com proposta familiar, o BYD e2 tem tamanho próximo ao de Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, com preço na faixa de R$ 80 mil. Entretanto, o hatch chinês ganha nas medidas. É o caso, por exemplo, do comprimento. São 4,26 metros, enquanto o Onix tem 4,16 m, por exemplo. Ademais, o e2 tem 1,75 m de largura e 1,53 m de altura.
No mercado chinês, o BYD e2 está disponível em duas versões de acabamento. O modelo de entrada tem tabela a partir de 102.800 yuan, o equivalente a R$ 75.900 na conversão direta e sem taxas. Já a topo de linha custa 109.800 yuan, ou seja, cerca de R$ 81 mil na cotação do dia. Sob o capô, o hatch conta com um motor elétrico de 95 cv e 18,3 mkgf de torque. Além disso, tem bateria de 43,2 kWh que fornece autonomia para até 405 km com a carga completa.
BYD e2 foi inspirado em outros modelos da marca
Em relação ao visual, o e2 lembra o Dolphin e o Yuan Plus – SUV que chegou ao mercado brasileiro no fim de 2022 com 458 km de alcance. A inspiração se concentra principalmente na dianteira, onde há uma barra preta que conecta os faróis. As entradas de ar no para-choques também lembram bastante o Yuan, mas o hatch tem visual menos robusto que o SUV. A traseira, por fim, traz o mesmo estilo com as lanternas unidas de ponta a ponta.
Por dentro, o destaque é o multimídia com tela flutuante e rotativa, que reúne a maioria dos comandos do carro. O volante é o mesmo do Yuan Plus. O modelo chama atenção também pelo quadro de instrumentos digital e pelo acabamento caprichado. No Brasil, pelo que custa na China, o BYD e2 seria opção para disputar com elétricos de entrada, como o Renault Kwid E-Tech e o Caoa Chery iCar. Porém, parece estar um patamar acima dos rivais.