Você está lendo...
Citroën C3 Aircross chega ao Brasil neste ano; veja detalhes
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

Citroën C3 Aircross chega ao Brasil neste ano; veja detalhes

Novo modelo global da Citroën, C3 Aircross é revelado em São Paulo, vai ser feito em Porto Real (RJ) e mira compradores de SUVs compactos

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

27 de abr, 2023 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Citroën C3 Aircross lançamentos
Modelo terá opções de cinco e sete assentos e dois tipos de motorização
Crédito:Foto: Vagner Aquino/Jornal do Carro

A Citroën revelou nesta quinta-feira (27), em evento global, o novo C3 Aircross. Na apresentação, que ocorreu de forma simultânea no Brasil e na Índia, a marca divulgou alguns pontos do modelo, que chega às lojas ainda neste ano. Entre os destaques, está a versão com sete lugares. Porém, os executivos dizem que não querem disputar compradores com com o Chevrolet Spin, único compacto com sete assentos no País. Assim, eles defendem que a novidade é um SUV e, portanto, vai brigar com Chevrolet Tracker, Renault Duster e companhia. 

O segundo produto do Projeto C-Cubed para o mercado brasileiro (o primeiro foi o C3, de 2022), será produzido na planta de Porto Real (RJ). O preço, por enquanto, não foi divulgado. Mas o time de executivos promete que este “será um modelo bastante competitivo”.

Nova versão compartilha identidade visual com o hatch, mas pode ter até sete lugares: Fotos: Citroën

Publicidade


Seja como for, os dois compartilham a plataforma CMP. Porém, o novo modelo mede 4,32 metros de comprimento. Portanto, é 34 maior que o hatch. Conforme adiantou o Jornal do Carro, o modelo tem porte similar ao de SUVs compactos. É, por exemplo, 3 centímetros maior que o Hyundai Creta e o Nissan Kicks. A largura é de 1,80 m e a distância entre os eixos é de 2,67 m. Além disso, o porta-malas tem 489 litros sem a terceira fila de bancos. A Citroën não divulgou a capacidade caso os sete bancos estejam sendo usados.



Desenho alinhado com o do Citroën C3

Juntamente com o C3, a Citroën quer aumentar suas vendas no Brasil com a chegada o C3 Aircross. Para isso, aposta no desenho que remete ao do hatch C3. O conjunto óptico é praticamente igual. Mas o para-choque dianteiro é maior. As rodas têm desenho exclusivo. Nas laterais, destaque para os para-lamas alargados com arcos pretos em torno das caixas de roda. Já na parte de trás, as lanternas têm formato quadrado, como no irmão menor. Todavia, o estilo é mais arrojado. 

Citroën C3 Aircross
Elementos pretos e lanternas exclusivas estão entre os destaques do SUV: Fotos: Vagner Aquino/Estadão

Além disso, na cabine o C3 Aircross compartilha diversos componentes com o C3. Tem painel em dois tons. Da mesma forma, há quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, central multimídia com tela de 10 polegadas sensível ao toque e espelhamento sem fio de smartphones. Bem como cinco portas USB. Outros destaques são controles eletrônicos de tração e estabilidade. Assim como ar-condicionado com sistema de ventilação no teto. 

Motores ainda são incógnita

A gama de motores não teve detalhes revelados. Porém, sabemos que serão duas versões. Ou seja, o 1.6 EC5, com tecnologia flexível, potência de até 120 cv e torque de 15,7 mkgf. Por sua vez, o câmbio poderá ser manual de cinco marchas ou automático de seis.

Na cabine, há duas telas, sendo que a do multimídia tem 10″, e sistema de climatização no teto

Por sua vez, nas versões mais caras o C3 Aircross virá com o 1.0 Turbo Flex T200, que equipa alguns carros da Fiat, como o Pulse, por exemplo. Afinal, as duas marcas fazem parte do Grupo Stellantis. Esse quatro-cilindros gera até 130 cv e 20,4 mkgf – câmbio será o automático do tipo CVT, que simula sete marchas. Cabe salientar que o C3 Aircross está pronto para eletrificação. Porém, “a Citroën só trará (essa versão) quando fizer sentido”, diz Laurent Barria, diretor global de marketing da Citroën.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.