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Picape com 3 eixos e tração 6×6 é destaque da GWM
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Picape com 3 eixos e tração 6×6 é destaque da GWM

A picape CyberP!ckup tem conjunto híbrido que gera 510 cv de potência e desenho inusitado, marcado pelo terceiro eixo e as seis rodas

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

26 de abr, 2023 · 4 minutos de leitura.

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GWM picape
GWM CyberP!ckup conta com eixo extra e motor V6 3.0 turbo
Crédito:Divulgação/GWM

A Great Wall Motors mostra, no Salão de Xangai 2023, que termina hoje, várias novidades. A marca chinesa, que está chegando ao Brasil, apresentou a gigante CyberP!ckup 6×6, um verdadeiro monstro sobre rodas. Feita em parceria com a Chaojing Motors, a picape tem, entre os diferenciais, o terceiro eixo, bem como um conjunto híbrido plug-in. Ou seja, cujas baterias são recarregadas em tomadas.

Seja como for, o modelo não é exatamente uma novidade. De acordo com a GWM, ele é baseado na picape grade Shanhai Cannon, que é oferecida com motor a diesel. Entretanto, traz modificações que incluem, por exemplo, o terceiro eixo e seis rodas de 18 polegadas calçadas com pneus off-road Cooper Dicoverer AT3 de 33″. Para comportar o conjunto, a nova picape também recebeu suspensão reforçada, bem como amortecedores com nitrogênio.

GWM picape
Picape híbrida é baseada em modelo que já é oferecido com motor a diesel; Fotos: GWM

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Pode virar modelo de produção

Sob o capô, a CyberP!ckup tem motor V6 3.0 turbo e outro elétrico. Combinados, eles entregam 510 cv de potência e 74,8 mkgf de torque. Até o momento, a GWM não divulgou os dados de aceleração ou capacidade de bateria. Entretanto, revelou que a autonomia no modo elétrica chega a 50 km.

Embora pareça ser modelo conceitual, a GWM pretende tornar a picape um veículo de produção em série. Isso porque, de acordo com a imprensa internacional, protótipos já foram flagrados rodando em vias da China com o mesmo conjunto 6×6.

Divulgação/GWM

Picape da GWM é luxuosa

Em relação ao desenho, a picape é incomum. Na dianteira, por exemplo, a ampla grande tem uma barra de LEDs na vertical. Além disso, o capô feito de fibra de carbono tem entradas de ar nas laterais. No mesmo sentido, o para-choque tem porte imponente. Por fim, o utilitário tem grandes para-lamas, lanternas escurecidas e tampa da caçamba com duas partes, como na Fiat Toro e nas picapes da RAM.



A cabine, no entanto, é similar à da Shanhai. Ou seja, de alto luxo. Portanto, tem acabamento branco, inclusive no volante, e detalhes de veludo no painel. Destaque para as duas grandes telas. Uma faz parte do sistema multimídia e a outra é um quadro de instrumentos 100% digital.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.