Você está lendo...
Carruagem de Charles III tem mais tecnologia que muito carro de luxo
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Carruagem de Charles III tem mais tecnologia que muito carro de luxo

Durante a coroação, marcada para este sábado (6), Charles III vai desfilar a bordo da Diamond Jubilee State Coach, que tem chassi de alumínio, ar-condicionado e até câmeras de 360º

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

05 de mai, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

carruagem
Modelo escolhido pelo Rei Charles III tem mais modernidades que muito carro
Crédito:The Telegraph/Divulgação

Diamond Jubilee State Coach é o nome da carruagem que vai transportar o Charles III durante a cerimônia de coroação, neste sábado (6), em Londres, na Inglaterra. O modelo é, digamos, menos ostensivo do que o Gold State Coach, utilizado pela Rainha Elizabeth II, que faleceu no fim de 2022. Por exemplo, ela é 3,3 metros mais curta e tem, “apenas”, 5,5 m de comprimento. Ou seja, são 24 cm a mais que uma picape Hilux de cabine dupla, por exemplo.

Porém, embora tenha linhas para lá de clássicas, a carruagem é muito moderna. Fabricada na Austrália, em 2010, ela tem chassi feito de alumínio, sistema de suspensão com estabilizadores hidráulicos, ar-condicionado, vidros elétricos e câmeras de 360º. Ou seja, itens vistos apenas em carros de luxo.



LONDON, ENGLAND - JUNE 04: Queen Elizabeth II returns to Buckingham Palace in the new Diamond Jubilee state coach following the State Opening of Parliament on June 4, 2014 in London, England. Queen Elizabeth II unveiled the coalition government's legislative programme in a speech delivered to Members of Parliament and Peers in The House of Lords. Proposed legislation is expected to be introduced on a 5p charge for plastic bags in England, funding of workplace pensions, new state-funded childcare subsidy and reforms to speed up infrastructure projects. (Photo by Matthew Lloyd/Getty Images)
Rainha Elizabeth II em cortejo na Diamond Jubilee State Coach; Foto: Mattew Lloyd/Getty

Publicidade


No total, a carruagem que servirá ao rei Charles pesa 2.790 kg. Afinal, nela há vários itens que fazem parte da história do Reino Unido e também do Império Britânico. Por exemplo, há pedaços de madeira da macieira de Isaac Newton e uma bala disparada durante a Batalha de Waterloo. Assim como um pedaço da Pedra do Destino, utilizada em coroações na Escócia e, desde 1.296, também na Inglaterra.

Rei Charles 3° quis carruagem ‘discreta’

Gold State Coach | Weight, Worth, Images, Coronation, & Fascinating Facts |  Britannica
Gold State Coach; Foto: Encyclepaedia Britannica

Porém, ainda assim a carruagem escolhida por Charles III é considerada mais discreta que a Gold State Coach. Ou seja, o modelo utilizado desde 1830, na coroação de Guilherme IV. Embora não seja feito de ouro – os ornamentos dourados, incluindo os três querubins no teto, representam Inglaterra, Escócia e Irlanda – tiram o foco de um grande defeito da antiga carruagem: o conforto a bordo.


Leia também
Rei Charles III herdará patrimônio bilionário após coroação; veja os valores

Construída em uma época em que ainda não havia pneus, suas enormes rodas de madeira com armação de ferro são um pesado para os ocupantes. Assim, entre os relatos de outros líderes, um teria dito que foi “a pior viagem da minha vida”.

Portanto, a decisão de George IV, que mandou instalar borracha nas rodas, foi bastante acertada. Afinal,, o modelo pesa nada menos do que 3.900 kg e tem 8,8 metros de comprimento. Ou seja, é maior e mais pesada que uma picape Ram 1500, por exemplo.

Seja como for, o Rei Charles não dispensou o cortejo na carruagem em nome da tradição. Assim, deixou de lado veículos como seus dois Aston Martin, bem como duas limousine Bentley “ER”. Marca oficial da casa real, o “ER” é herança de sua mãe, e antecessora no trono, Elizabeth Regina.


O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Ford F-150 tem sistema para manobrar reboques e trailers com botão no painel
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.