O novo SUV compacto da Renault, cujo lançamento no Brasil está bem próximo, enfim apareceu sem camuflagem, mas do outro lado do mundo. Um lote do modelo foi fotografado no pátio da fábrica da AvtoVAZ, em Togliatti, na Rússia. No entanto, por causa da situação política no país, o sucessor do atual Stepway não deverá ter produção local.
Com as sanções feitas por Estados Unidos e Europa à Rússia, por causa da Guerra na Ucrânia, a Renault suspendeu as operações no país. Por isso, é curioso que o novo SUV apareça em um pátio da AvtoVAZ e não da Avtoframos, que é a fábrica da marca francesa em território russo. Mas existe um porquê para isso.
Os modelos que aparecem nas imagens são sobras da produção feitas antes da nacionalização da Avtoframos. Com a saída da Renault do país, a unidade foi adquirida pela Moskvich, marca de carros da era soviética que foi ressuscitada por Vladmir Putin. Por essa razão, provavelmente a AvtoVAZ – que pertence ao grupo Renault – levou o que ainda pertencia à marca francesa para Togliatti. As informações são do site russo Motor.ru.
Seja como for, o novo SUV compacto teve os desenhos industriais registrados recentemente no Brasil junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). O modelo vai substituir por aqui o atual Stepway. Entretanto, desta vez não será um hatch aventureiro, mas um utilitário esportivo – tal como o Fiat Pulse, que será o seu rival direto. Além disso, apesar de manter o parentesco com o Dacia Sandero, o desenho será diferente.
Novo SUV da Renault terá motor 1.0 turbo
No Brasil, o novo SUV compacto da Renault será o primeiro modelo da marca feito sobre a nova plataforma modular CMF-B. Além disso, vai estrear o inédito motor 1.0 turbo flex de três cilindros, com sistema de injeção direta de combustível. Por enquanto não dá dados oficiais, mas espera-se potência entre 110 cv a 120 cv, e um torque máximo de 20 mkgf. O conjunto deverá manter o câmbio automático CVT Xtronic já disponível nos modelos da marca.
Com este motor, o substituto do Stepway (ainda sem nome oficial) vai rivalizar com Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, por exemplo. Assim, espera-se que a Renault recupere terreno diante de recentes baixas, como o fim da linha Captur e da dupla Sandero e Logan. Por fim, o novo SUV é peça-chave na nova estratégia da montadora, que vai focar em modelos de maior valor. Por exemplo, o novo Duster e inédito SUV de 7 lugares Bigster.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!