Bem próximo de estrear no Brasil, o Toyota Corolla GR será um carro para poucos. O hatch esportivo, que é inédito no Brasil, desembarca por aqui em julho e terá um lote limitadíssimo. Segundo apuração do site WM1, o modelo terá somente 50 unidades disponíveis. Por isso, terá preço nas alturas: a expectativa é de tabela na faixa de R$ 400 mil.
Assim, o “hot hatch” poderá superar o veículo mais caro da Toyota no Brasil: o SW4 GR-Sport, com preço de R$ 433.790. Com modificações mais profundas da divisão esportiva Gazoo Racing, o Corolla GR virá ao País para concorrer com o arquirrival Honda Civic Type R, que também está a caminho do País pela primeira vez.
Ao analisar a data de lançamento, pode-se notar que as versões apimentadas de Civic e Corolla chegam praticamente juntas, reforçando o argumento do embate dos super hatches japoneses, por exemplo. O modelo da Honda já desembarcou no País e chega em breve para o embate com um motor 2.0 turbo de 330 cv, 26 cv a mais que o Toyota.
Entretanto, mesmo que a apresentação do Corolla GR comece no mês de julho, o que espera-se é que a pré-venda comece e a entrega dos carros ocorra apenas no final do ano. O modelo virá da planta de Motomachi, no Japão, responsável por suprir todos os mercados onde o modelo é vendido, por exemplo.
Modelo da Toyota tem 1.6 turbo com 304 cv
Espera-se que entre as unidades que virão ao País, estejam duas: uma “normal” e outra chamada “Circuit Edition”, com todos os opcionais disponíveis no modelo. Não há informação, no entanto, sobre a “Morizo Edition”, que possui 40,8 mkgf, mais que os 37,7 mkgf ofertados normalmente. As duas opções rendem a mesma potência no motor 1.6 turbo de 3 cilindros: 304 cv.
Feito apenas em carroceria hatchback, existiram rumores sobre a produção de uma versão sedã, nunca confirmada. Além disso, a linha Corolla GR tem câmbio manual de seis marchas. A tração integral GR-Four tem sistema que ajusta a distribuição de força entre o eixo dianteiro e o traseiro. As opções são 60-40, 50-50 e 30-70. Assim, a entrega de força pode variar conforme a preferência do motorista.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!