Você está lendo...
Honda Civic Type R vem aí; veja o que sabemos sobre o esportivo
Mercado

Honda Civic Type R vem aí; veja o que sabemos sobre o esportivo

Versão esportiva do Honda já está no Brasil, tem motor 2.0 turbo de 330 cv, câmbio manual de seis marchas e tração na dianteira

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

30 de abr, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Honda
Honda Civic Type R já desembarcou no País
Crédito:Honda/Divulgação

Após imagens do desembarque do Honda Civic Type R no Porto de Vitória (SP) viralizarem, ficou ainda mais claro que a estreia do carro no Brasil será logo. A versão esportiva do Civic vai ser vendida no Brasil pela primeira vez. Porém, o carro deve ganhar um rival de peso em breve. Ou seja, estamos falando do Toyota Corolla GR, que também está programado para o País.

Diferentemente do esportivo da Toyota, o Civic Type R já deu as caras aqui. Aliás, é a versão mais potente da história do modelo. Seu motor 2.0 turbo gera 330 cv de potência e 42,8 mkgf de torque. Produzido exclusivamente com câmbio manual de seis velocidades, o cupê tem tração na dianteira. Conforme a marca, o novo modelo é 10 cv mais potente que o anterior.



Desenho é uma das marcas registradas do modelo

Honda/Divulgação

Publicidade


De cara, o desenho chama a atenção. Na dianteira os faróis de LEDs são afilados e o desenho do longo capô acompanha o da grade do tipo colmeia. Atrás, as lanternas de LEDs são unidas por um filete, que forma uma peça única. Contudo, o destaque é o grande aerofólio, assim como a saída de escapamento tripla e os difusores de ar.

Na cabine, chama a atenção o acabamento vermelho. Bancos, costuras, cintos de segurança e tapetes deixam claro que não se trata de um Civic comum. A alavanca de câmbio tem pomo com acabamento de metal escovado, assim como as pedaleiras.

Type R chega com atualizações

Honda
Honda/Divulgação

Sobre as dimensões, o Type R tem 4,59 metros de comprimento, 1,40 m de largura e 2,73 m de distância entre os eixos. Como resultado, é o maior Civic esportivo já feito, literalmente. Aliás, o carro recebeu várias atualizações para ficar ainda mais apimentado. Ou seja, as bitolas dianteira e traseira são 2,5 cm e 1,9 cm maiores, respectivamente. Além disso, as rodas de liga leve sã de 19 poegadas.

Portanto, o Honda tem armais mais do que suficientes para encarar o Corolla GR. A versão preparada pela Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota, tem motor 1.6 turbo com mais de 300 cv e 37,7 mkgf. Assim como no Honda, o câmbio é manual de seis marchas. Porém, a tração é nas quatro rodas. Embora a vinda do carro esteja praticamente confirmada, ainda não há informações sobre quando isso vai ocorrer.

Voltando ao Civic Type R, a Honda não revelou os preços no Brasil. Porém, nos Estados Unidos, onde é feito, o carro tem preço sugerido de US$ 43,3 mil. Ou seja, uns R$ 220 mil na conversão direta, sem impostos. Portanto, dá para esperar que, no Brasil, o carro não saia por menos de R$ 400 mil.


O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
O HONDA CIVIC VOLTOU! NOVA GERAÇÃO DO SEDÃ AGORA É HÍBRIDA
Deixe sua opinião