Deixar de efetuar o licenciamento anual de um veículo registrado no estado de São Paulo pode gerar infração gravíssima. Além disso, se o motorista for parado por autoridades com o carro irregular, terá de pagar multa de R$293,47 e vai receber sete pontos na CNH. Por fim, há o risco de ter o veículo apreendido. Assim, para que isso não ocorra, é fundamental verificar pendências que podem impedir o licenciamento obrigatório.
Veja 4 pendências que impedem o licenciamento
Para começar, o licenciamento não é concluído caso existam débitos em aberto. Portanto, se o IPVA não estiver quitado, a regularização não pode ser feita. Da mesma forma, se houver multas a pagar. A consulta de débitos pode ser feita pela internet.
Bloqueios judiciais, por exemplo, também bloqueiam o licenciamento. Ou seja, caso alguma dívida esteja em cobrança de justiça, os veículos ficam proibidos de circular. Dessa forma, é necessário conferir como está o processo. Bem como analisar os caminhos a seguir.
Também não é possível efetuar o licenciamento de veículos recém-adquiridos. Então, se a transferência não foi feita, o processo fica indisponível. A transferência pode ser feita de forma digital, pelo aplicativo da CDT.
Além disso, caso o licenciamento de anos anteriores não esteja pago, o veículo fica impedido de fazer a regularização. Neste caso, a única saída é quitar os valores em atraso e desbloquear o processo.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!