O BYD Yuan Plus, ou melhor, o Atto 3, como é chamado no mercado europeu, foi o veículo elétrico mais vendido na Suécia no mês de julho. Assim, ultrapassou as vendas até mesmo a Volvo em sua terra natal. De acordo com a associação automotiva Mobility Sweden, o Yuan Plus teve 721 unidades emplacadas no último mês, o que garantiu a posição de topo para o modelo da marca chinesa.
Nesse sentido, atrás do BYD Yuan Plus (ou Atto 3) estão modelos de marcas europeias tradicionais. Por exemplo, Volkswagen ID.4, com 711 unidades, e BMW i4, com 385 emplacamentos. No entanto, o Tesla Model Y continua a ser o carro elétrico mais vendido na Suécia até agora. No acumulado do ano, o mercado sueco registrou 6.785 veículos elétricos.
Dessa forma, a Volkswagen teve cerca de 1.133 unidades vendidas, a BYD ficou em segundo lugar, com 843 unidades. Em seguida vem a Kia, com 633 unidades, BMW (522) e Tesla (477). A Volvo, que é sueca, ficou apenas em décimo lugar, com 240 emplacamentos.
Seja como for, a BYD chegou para estremecer o mercado. Aliás, a presença da marca chinesa no mercado de carros elétricos da Europa vem ganhando força e destaque. Lembrando que, o continente está cada vez mais se desapegando de carros com motores a combustão. Além do Yuan Plus, a marca emplacou 64 unidades do Han, 54 unidades do Tan e 8 exemplares do e3.
Além disso, em relação ao desempenho, tanto de elétricos quanto de modelos a combustão, o Atto 3 ficou em segundo lugar em julho. Ou seja, atrás apenas do Volvo XC60.
Tecnologia e conforto é o sobrenome do BYD Yuan Plus
O Yuan Plus traz o conjunto elétrico no cofre dianteiro, tal como um SUV com motor flexível. Porém, o chinês não tem escape nem emite poluentes. O seu motor elétrico gera o equivalente a 204 cv de potência e um torque máximo imediato de 31,6 mkgf. Com ele, segundo a BYD, o SUV elétrico acelera de zero a 100 km/h em 7,3 segundos.
Com 4,45 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 2,72 m de entre-eixos, o Yuan Plus é um pouco maior que o Jeep Compass e quase do mesmo tamanho do Toyota Corolla Cross. Por fora, o visual é elegante e lembra os demais modelos da chinesa BYD, como o sedã Han EV e o SUV de 7 lugares Tan EV. Por dentro, destaque para o acabamento caprichado, com muitas peças macias ao toque. E para o conforto e a autonomia, que supera 450 km no ciclo WLTP.
VEJA TAMBÉM
BYD D1, carro de aplicativo, foi o elétrico mais vendido de julho; veja o ranking
Siga o Jornal do Carro no Instagram!