Se você fosse comprar um SUV de luxo hoje, ele seria flex, híbrido ou elétrico? Eis a grande questão que envolve o segmento premium no momento. Enquanto o mercado avança rapidamente na oferta de modelos eletrificados, muitos clientes ainda preferem os veículos tradicionais – leia-se com motores a combustão. Nesse ponto, o Range Rover Evoque é um dos SUVs que logo vem à cabeça do público brasileiro.
Há boas razões para ainda termos o Evoque como referência no segmento. Mesmo ainda sem a recente atualização feita no exterior (que logo chegará ao Brasil), o SUV de entrada da Range Rover continua a impressionar no visual e no capricho de montagem. Uma vez a bordo, os materiais e arremates impressionam até quem se senta no banco traseiro. A marca não economiza nessa parte e encanta quem quer luxo.
Como porta de entrada da Range Rover, o Evoque é perfeito nesse ponto. O SUV só não mergulhou na eletrificação. Enquanto concorrentes premium, como BMW X1, por exemplo, já dispõe de versões 100% elétricas, o SUV feito na fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ) continua a ser apenas turboflex. Sob o capô, traz o 2.0 Ingenium turboflex que gera 250 cv de potência e um torque máximo de 36,3 mkgf a partir de 1.300 rpm.
O câmbio é o automático de 9 marchas da alemã ZF, com tração integral AWD. Além disso, o SUV vem de fábrica com o Terrain Response, programa de tração da Range Rover que oferece vários ajustes eletrônicos e permite encarar um 4×4 mais difícil. Aqui temos outra vantagem do Evoque sobre os concorrentes: enquanto alguns avançam na eletrificação, o Range Rover entrega alto desempenho sobre o asfalto e a terra.
Range Rover Evoque capricha no conteúdo
O Range Rover Evoque 2023 está disponível apenas nesta versão HSE R-Dynamic, que é a mais cara da gama, com preço de R$ 459.990. Por isso, tem um pacote completo. Por exemplo, traz itens desejados por clientes da categoria, como teto solar panorâmico e rodas de liga leve de 20 polegadas. A bordo, o exemplar avaliado pelo JC tinha acabamento bicolor nas cores vinho e preto, combinação muito elegante.
Um dos equipamentos mais legais no Range Rover Evoque é o retrovisor interno. Ele reproduz imagens da câmera que fica junto à antena tipo tubarão no teto. A qualidade da imagem é ótima e amplia o campo de visão. O conforto é outro ponto alto, embora o espaço interno não seja dos maiores, com um entre-eixos de 2,68 metros. Há ajuste elétrico na coluna de direção, e o volante e o banco se afastam para melhorar o acesso.
No Brasil, o Evoque ainda não recebeu a recente atualização, o que acontecerá em breve. Por isso, ainda traz as duas telas de 10 polegadas no meio do painel – em vez do novo display curvo de 11,4″. A de cima, mais estreia, serve ao multimídia com o sistema Pivi Pro, que tem espelhamento sem fio com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay. Já a tela inferior traz ajustes do ar-condicionado e do programa de tração Terrain Response 2.
O Evoque também tem na lista de equipamentos os assistentes de condução semiautônoma, com farol alto automático, frenagem de emergência e monitoramento ativo de faixa. Há ainda Head-Up Display e borboletas no volante para trocas de marcha manuais. Já o sistema de som da marca Meridian entrega alta qualidade até nas ligações. Aliás, o isolamento acústico excelente deixa a cabine do Evoque sempre silenciosa e agradável.
À espera da eletrificação, Evoque é ágil ao volante
Ao entrar na cabine do Range Rover Evoque, o capricho nos detalhes chama a atenção. Não há uma parte de contato coberta com plástico rígido. Até o assoalho tem carpete macio e agradável. O SUV de luxo também tem visual moderno e itens tecnológicos. Há três telas no painel e o volante tem botões capacitivos que mudam de forma ao acessar as configurações. No geral, o nível de requinte é o destaque.
Ao volante, o Evoque 2023 também encanta, embora esteja atrasado na eletrificação. O SUV da marca inglesa ainda traz um conjunto tradicional, com motor térmico. Por outro lado, a maioria continua a comprar motores a combustão pela facilidade de abastecimento. Por isso, faz sentido o Evoque manter o motor 2.0 turboflex e o câmbio automático de 9 marchas.
Assim, enquanto a JLR não lança o Evoque a bateria, o jeito é se contentar com o turboflex, que tem ótimo desempenho. O SUV responde rápido ao acelerador e o câmbio faz trocas de marcha muito rápidas. A tração é integral AWD. Outros pontos altos são a suspensão com ajuste excelente para as ruas brasileiras, bem como os ótimos ângulos de entrada (19,5°) e de saída (30,6°), e os 21,2 cm de vão livre. Dessa forma, encara com naturalidade lombadas e valetas.
O Range Rover Evoque tem poucos pontos negativos. O primeiro deles é o tamanho compacto. Por causa do desenho do teto, que faz uma linha reta, o vão para cabeças é mais estreito, sobretudo no banco traseiro. Além disso, o SUV não tem portas USB para o banco traseiro e o consumo de combustível é ruim, com médias de 5,4 km/l (cidade) e 7,1 km/l (estrada) com etanol e de 8,2 km/l e até 10,4 km/l com gasolina.
Range Rover Evoque 2023 é uma boa compra?
Mesmo com tantos concorrentes novos e eletrificados chegando às lojas, o Range Rover Evoque ainda continua a ser uma referência entre os SUVs compactos de luxo. É um nome que conquistou um grande público no Brasil ao longo da última década. E que continua forte, com produção nacional na fábrica de Itatiaia (RJ) e um dos poucos modelos 4×4 com capacidade off-road. Mas o Evoque precisa urgentemente de atualização e versões híbridas.
Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem
Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso
13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.
Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de umacidente de trânsito.
“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança aovolante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar osfreios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).
“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”
Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham avisão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.
“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.
Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:
Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente amúsica e comentando o modo como ele dirige.
Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono.
Não esqueça de usar ocinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar emcadeirinhas ou assentos adequados à idade.
O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação.
Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool.
Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.