A britânica Lotus, que desde 2017 pertence à chinesa Geely, mesma dona da Volvo, revelou seu novo supercarro em Nova York. O Emeya (projeto Type 133) é um novo concorrente para sedãs elétricos de luxo, como Tesla Model S e Porsche Taycan Turbo. Para isso, o modelo ostenta tecnologia de ponta. Além disso, é o primeiro sedã de quatro portas da marca depois do Carlton, que era feito sobre a base do Opel Omega dos anos 1990.
Para começar, a aerodinâmica é um elemento marcante no sedã. Por exemplo, o Lotus Emeya possui grade frontal ativa. Assim como no SUV Eletre, o recurso reduz o arrasto e melhora a eficiência quando fechada, e resfria a bateria e o freios quando aberta. Além disso, o superesportivo tem spoiler dianteiro ativo e difusor inspirado no automobilismo. Bem como, um spoiler traseiro ativo para aumentar a pressão aerodinâmica na condução em pista.
Detalhes do novo Lotus Emeya
O interior do Emeya tem materiais sustentáveis. A Lotus foi pioneira ao empregar um novo tipo de fio no estofamento, feito com resíduos de algodão das indústrias de moda e vestuário. Isso não apenas oferece um luxo sustentável, mas também reduz o peso em comparação ao couro. Além disso, a marca adota processos como a deposição física de vapor (PVD) para o acabamento metalizado em algumas superfícies da cabine.
Ademais, é possível encontrar tecnologias de ponta. Por exemplo, o sistema de som com cancelamento de ruído. Da mesma forma, há sensores de vibração no exterior para detectar o movimento de pneus e da suspensão. Através de algoritmos, o sistema gera “sinais acústicos antifaseamento” pelos alto-falantes para mitigar a interferência.
Por fim, o sedã elétrico conta com Head-Up Display de realidade aumentada com 55″ para acesso rápido a informações cruciais de condução. Além disso, tem câmeras no lugar dos retrovisores externos e sensores LiDAR, tal como no Lotus Eletre.
Mesma plataforma do Lotus Eletre
O sedã compartilha a mesma plataforma com o irmão SUV, ou seja, a Electric Premium Architecture (EPA). Assim, deverá ter alcance de até 600 km com sua bateria de 102 kWh, que é ligeiramente menor que o pacote de 112 kWh do SUV Eletre. Além disso, o carro pode adicionar 150 km de alcance em apenas cinco minutos de carregamento, e recuperar de 10% até 80% da energia após 18 minutos em um carregador rápido DC de 350 kW.
Dessa forma, o Lotus Emeya tem desempenho impressionante. São 917 cv de potência e 726 mkgf de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos. Já a velocidade máxima é limitada a 255 km/h, e a potência é despejada nas quatro rodas com auxílio de um câmbio de duas marchas. A Lotus afirma que o sistema de frenagem é de “nível de corrida”.
Ben Payne, vice-presidente de design do Grupo Lotus, afirmou que “este é um Lotus completamente novo, algo nunca visto antes”. “Com base no que a Lotus realizou até hoje, criamos um carro de luxo que oferece desempenho excepcional para o entusiasta da condução, e foi projetado para inspirar confiança e emoção”, resumo o executivo.
Unidades estarão disponíveis somente em 2024
Por fim, a produção do novo Lotus Emeya está programada para começar em 2024 na fábrica da Geely em Wuhan, na China. A mesma unidade produz o Eletre. De acordo com Mike Johnstone, vice-presidente e chefe comercial da Lotus, o carro estará disponível nos EUA no último trimestre de 2024. A Lotus tem a expectativa de que, quando a produção do Emeya e do Eletre estiverem em pleno andamento, até 2025, 30% de suas vendas totais ocorram nos EUA.
A Lotus ainda não estabeleceu sua presença entre os veículos elétricos. Seja como for, a marca recebeu mais de 17.000 pedidos neste ano para o SUV Eletre e o Emira. Em 2022, vendeu apenas 576 exemplares do Emira por problemas com fornecedores. Dessa forma, a produção do Emira está em alta. E o Emeya deve contribuir para melhorar a situação da empresa.
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