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Chevrolet Bolt tem recall por risco de choque no carregador da bateria
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Chevrolet Bolt tem recall por risco de choque no carregador da bateria

GM anuncia que mais de 10 mil unidades do Chevrolet Bolt podem apresentar defeito no carregador e dar choques fortes nos usuários

Ana Carolina Bilatto, especial para o Jornal do Carro

11 de set, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Elétrico Chevrolet Bolt EUV desembarca dos EUA neste mês com lote de 200 unidades
Crédito:Chevrolet/Divulgação

A General Motors anunciou que mais de 10.000 unidades do Chevrolet Bolt, o elétrico de entrada da marca, estão com um problema no carregador que pode dar choques fortes nos usuários. Os carregadores são feitos pela Webasto, conhecida por produzir tetos solares de fábrica para diversos modelos de carros no Brasil. Assim, a marca pede que proprietários do novo Bolt entrem em contato para obter mais informações.



Especificamente, o carregador problemático é da terceira geração, com o número de identificação 24044913, presente nos Chevrolet Bolt EUV dos anos 2022 e 2023. De acordo com a fabricante, o problema não vem apenas do carregador ou do software do carro, mas de uma incompatibilidade entre os dois. Ou seja, quando desconectado do carro, o carregador não interrompe a carga, e pode dar choques nas mãos dos usuários.

Seja como for, para tranquilizar os clientes, a GM afirma que qualquer choque seria breve, com duração máxima de 1/40 de segundo. A montadora identificou o problema em março deste ano e o analisou até agosto. Ao todo, são 10.825 carros afetados, principalmente nos EUA, com possibilidade de unidades no Brasil, embora não haja informações da GMB a respeito.

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Chevrolet Bolt EUV
Chevrolet/Divulgação

Conheça o Chevrolet Bolt EUV

Como o Jornal do Carro já noticiou, o Bolt EUV é mais alto e comprido, mas ainda assim se assemelha bastante ao modelo que o originou. A altura (1,62 m) e a largura (1,77 m) são iguais nos dois modelos, mas o SUV elétrico é maior no comprimento, com 4,31 metros, e na distância entre-eixos (2,67 m). Assim, acomoda melhor os passageiros a bordo. Mas a capacidade do porta-malas, com 462 litros, é menor que no hatch (478 l).

Já o conjunto elétrico é rigorosamente o mesmo. O motor gera 150 kW de potência máxima, o equivalente a 203 cv, e bons 36,7 mkgf de torque máximo. Segundo a GM, o SUV elétrico acelera de zero a 100 km/h em 7,7 segundos. A bateria tem capacidade de 65 kW e fornece autonomia de 456 km no ciclo WLTP, de 397 km no EPA e de 377 km pelo Inmetro.


Bem equipado, o Bolt EUV traz multimídia com tela de 10,2″ e espelhamento sem fio com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. A única versão disponível é a Premier, com 10 airbags, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência, Wi-Fi e aplicativos de streaming nativos, entre outros. Por fim, é possível comandar algumas funções do carro à distância por meio do app myChevrolet. E oferece opção de teto solar panorâmico.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.