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Volvo define aumento de preços dos carros em 2024 com volta de imposto
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Mercado

Volvo define aumento de preços dos carros em 2024 com volta de imposto

Com novo presidente no Brasil, Volvo confirma próximos lançamentos e detalha ajuste de preços com taxa de importação para elétricos e híbridos

Diogo de Oliveira

06 de dez, 2023 · 5 minutos de leitura.

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Volvo EX30
Em pré-venda desde setembro, novo SUV Volvo EX30 já acumula 2.000 reservas no Brasil
Crédito:Volvo/Divulgação

A Volvo Car tem um novo presidente no Brasil. O ex-diretor financeiro, Marcelo Godoy, há oito anos na empresa, assume o lugar de Luiz Rezende, agora chefe do núcleo Global Importers, que reúne 60 países no mundo. Pois, logo em sua estreia, Godoy revelou os lançamentos da marca para 2024 e 2025. Entre junho e julho, chega ao País o EX30, novo SUV elétrico de entrada, que está em pré-venda desde setembro com preço a partir de R$ 219.950.

Segundo a Volvo, o modelo já acumula 2 mil reservas no País. Assim, será o principal responsável por mais que dobrar as vendas da montadora no próximo ano. A meta é ousada: emplacar 17 mil carros no Brasil. Isso em um segmento premium que, atualmente, vende cerca de 45 mil carros somando todas as marcas. Além do EX30, o EX90, novo SUV de topo de linha, que também é elétrico, chegará no fim de 2024. Os dois são produzidos China.

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Taxa de importação vai aumentar preços

Em 2023, entre janeiro e novembro, a Volvo emplacou 7.119 veículos no País. Um recorde para a marca. Entretanto, com o EX30, a montadora sueca projeta voos bem mais altos no mercado brasileiro. Isso mesmo com o retorno da taxa de importação para veículos eletrificados a partir de janeiro. Tal como o Jornal do Carro detalhou, o tributo voltará a incidir sobre elétricos e híbridos em 2024, de forma gradativa, após decisão do governo federal.

Na Volvo, o impacto nos preços está definido. Segundo Marcelo Godoy, a marca vai abrir mão de parte da margem de lucro para continuar a crescer a operação no País. Assim, fará um reajuste menor que o percentual das alíquotas. Por exemplo, os carros a bateria (BEVs) terão alta média de 7%, enquanto os híbridos plug-in (PHEV) ficarão 10% mais caros. Se repassasse fosse de 100% do imposto, os aumentos seriam de 19% e 21%, respectivamente.

Volvo EX30
Volvo/Divulgação

Na prática, significa que todos os carros da Volvo ficarão mais caros a partir de janeiro. Inclusive o EX30, que ainda nem chegou às lojas. Aliás, mesmo quem já reservou o modelo terá de pagar mais. No caso do novo SUV de entrada, o reajuste será de 5%. Dessa forma, vai subir de R$ 220 mil para cerca de R$ 232 mil, considerando o valor atual de pré-venda. Já a versão topo de linha, que tem tabela de R$ 279.950, passará a R$ 294 mil.

Volvo XC60 e XC90
Volvo/Divulgação

Taxa de importação X Reajuste na linha Volvo

A partir de janeiro, os carros elétricos e híbridos ficarão mais caros. Conforme o decreto do governo, os veículos a bateria pagarão 10% de taxa de importação, percentual que subirá para 18% em julho. Já os híbridos pagarão taxa de 12% a partir do próximo mês, e de 20% de julho em diante. Ou seja, a montadora sueca vai aplicar um percentual bem menor em seus modelos como forma de não perder volume e participação.


  • EX30 – Aumento de 5%
  • C40 e XC40 – Aumento de 10%
  • XC60 e XC90 – Aumento de 10%

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