Você está lendo...
“Race for Glory”: filme reconta a história de Audi vs. Lancia no Grupo B
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

“Race for Glory”: filme reconta a história de Audi vs. Lancia no Grupo B

Filme remonta a batalha pelo Campeonato Mundial de Rally em 1983, travado por modelos como Audi Quattro A1 e Lancia 037 no perigoso Grupo B

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

10 de dez, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Race for Glory remonta clássica batalha pelo Campeonato Mundial de Rally de 1983
Crédito:Lionsgate Movies/YT/Divulgação

Nos últimos anos, as telonas tem recebido bons filmes que recontam a história do automobilismo como um todo. Histórias como “Rush – No Limite da Emoção” e “Ford vs. Ferrari” trouxeram de volta velhas rivalidades das pistas, fosse na Fórmula 1 ou nas 24 horas de Le Mans, por exemplo. Entretanto, agora é a vez do mundo dos ralis ganhar as salas de cinema em mais um filme.

A trama “Race for Glory: Audi vs. Lancia” conta a história do embate entre as montadoras alemã e italiana, durante o Campeonato Mundial de Rally de 1983. A Audi dominava os circuitos com o modelo Quattro A1, e a pioneira tração AWD, algo que se tornaria praxe na categoria. Já a Lancia, entretanto, disputava com o 037, de tração traseira e sucessor do mítico Stratos. Embora fosse visto como incapaz de bater os modernos Audi, o jogo virou em favor da equipe italiana, rendendo o título do ano.



Publicidade


Vale lembrar que em 1982, um ano antes, o mundo do rally se modificou drasticamente, com a adição do famigerado Grupo B. O período ficou marcado por projetos cada vez mais velozes e perigosos, e também por muitos acidentes, alguns trágicos. A história tem um elenco de peso, como Riccardo Scamarcio (John Wick II), Daniel Brühl (Rush), Katie Clarkson-Hill e Volker Bruch, este último vivendo o piloto Walter Röhrl, por exemplo.

Na história, Röhrl participou de apenas algumas corridas do campeonato de 1983, por não ter interesse em outro título como piloto, no entanto. Segundo o trailer, é seguro apostar que o filme contará a história do piloto na conquista do campeonato, mesmo que a vitória final da Lancia tenha sido um trabalho em equipe. Além disso, os espectadores devem esperar uma ficção baseada em fatos reais, e não propriamente um documentário.

Audi Quattro e Lancia 037 são as grandes estrelas do filme

Lancia 037 tinha motor central, tração traseira e era considerado pouco competitivo (Stellantis/Divulgação)

Os modelos que disputavam entre si o campeonato de Rally eram únicos em suas características. O Audi Quattro, por conta da tração integral, e tinha a superioridade em estágios sinuosos e com terreno ruim ou escorregadio, por exemplo. Já o Lancia 037, apenas com tração traseira e motor central, tinha a vantagem em trechos urbanos, ou retas grandes, com menos curvas. Os dois modelos trocavam de posição no pódio várias vezes.

Por fim, o filme retrata uma das batalhas mais acirradas da história do automobilismo mundial. Bem como também remonta a história de um dos períodos mais loucos do Campeonato Mundial de Rally, com duas marcas icônicas. O longa estreia em cinemas de todo o mundo no dia 5 de janeiro do próximo ano, mas ainda não há informações de data para a estreia no Brasil.

O Jornal do Carro também está no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Toyota Hilux SRX Plus une luxo com esportividade da GR-Sport e custa menos

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.