A corrida pela redução de emissões já não é novidade na Porsche. De olho nisso, a marca alemã já oferece modelos elétricos e híbridos no portfólio, como Cayenne, Panamera e Taycan, por exemplo. Mas tem mais novidade a caminho. Afinal, a fabricante vem trabalhando em uma nova motorização híbrida que usa um propulsor V4.
A informação partiu de uma fonte que revelou os planos da Porsche ao site CarBuzz. De acordo com a publicação, a fabricante testa, atualmente, esse motor – com quatro cilindros em V aliado a um elétrico -, em um 911.
O motor é derivado do V4 utilizado pelo Porsche 919 Hybrid que correu a Le Mans e o Mundial de Endurance na década passada. O propulsor 2.0 turbo tinha em torno de 900 cv, somando a potência entre combustão e eletricidade.
Novo 911 ou mula?
Isso quer dizer que está a caminho um Porsche 911 eletrificado? Não exatamente. Afinal, acredita-se que a Porsche não quebre a tradição de vender o esportivo com outra motorização que não seja o tradicional boxer de seis cilindros. Por outro lado, a marca pode, sim, estar investindo em um motor menor e com sistema híbrido. Afinal, a fabricante precisa obedecer as leis e esse é o único caminho para um motor mais limpo e ecológico. E, vale lembrar, a Porsche já se comprometeu a ter frota majoritariamente elétrica até 2030.
Alguns acreditam que o modelo esteja servindo apenas como mula para a engenharia e que esse motor nem seja lançado. Afinal, é de costume da marca testar novas configurações de propulsão antes de decidir ou não colocá-las em prática. Contudo, pode-se considerar que este V4 seja usado em um modelo completamente aleatório, como uma série especial ou mesmo na edição de despedida do 718 a combustão, por exemplo. A Porsche não se pronunciou sobre o tema até o momento.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!