As marcas francesas da Stellantis prometem novidades para 2024. Tanto a Citroën quanto a Peugeot querem atrair a clientela e, para isso, vão atacar justamente dois dos segmentos em expansão no Brasil, o de SUVs e os modelos elétricos. No ano que vem, ambas terão novidades para todos os gostos.
A Citroën, a princípio, que já lançou a versão de cinco lugares do C3 Aircross terá a opção de sete assentos do modelo. Com a promessa de chegada no primeiro trimestre de 2024, tem a proposta de ser o SUV com motor turbo e câmbio automático mais acessível do País. Assim, brigará com a Chevrolet Spin pelo posto de carro de sete lugares mais barato no mercado brasileiro.
Serão, no entanto, três opções de acabamento: Feel, Feel Pack e Shine. Todas equipadas com motor 1.0 turboflex de até 130 cv (etanol) e 20,4 mkgf, além de câmbio CVT que simula sete marchas.
Ademais, a Citroën prepara, ainda, um SUV cupê baseado na família C3. Com a ideia de entrar na briga contra Volkswagen Nivus e o próprio Fiat Fastback – que também pertence à Stellantis -, o novato chamado por ora de C3 X terá a mesma motorização do irmão de sete lugares. O objetivo da Citroën é voltar o lançamento para mercados emergentes, como Brasil e Índia, por exemplo.
Ami
Exibido durante o Festival Interlagos 2023, o Citroën Ami também pode pintar por aqui em 2024. Em julho, o então presidente da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa, confirmou a informação.
De acordo com a Citroën, o Ami tem motor elétrico de 6 kW – equivalente a 8,2 cv de potência. Além disso, conforme a marca, são 80 km de autonomia. A velocidade máxima é de 45 km/h. O carrinho já vem com cabo de carregamento. Com isso, dá para ligá-lo a tomadas de 110V ou 220V. Assim, em menos de quatro horas dá para fazer a recarga completa.
Em medidas, o carrinho tem 2,41 metros de comprimento e 1,39 m de largura. Há espaço para duas pessoas e 70 litros de carga. Na Europa, no entanto, o Ami é considerado como quadriciclo. A expectativa é que o carrinho custe abaixo de R$ 100 mil no Brasil. Cabe ressaltar que, no País, o Ami não vai poder rodar em vias públicas. Afinal, ele não tem nem air bags (portanto, não segue a legislação local). Portanto, seu uso deverá ficar limitado a locais confinados, como condomínios, centros de distribuição e shopping centers, por exemplo.
Peugeot
Já apresentado na Europa, o Peugeot e-208 dá uma clara visão sobre o caminho que a Peugeot irá seguir no hatch elétrico. Tem promessa de adotar visual esportivo e oferecer mais tecnologia. Na dianteira, a nova grade acompanha luzes com um novo contorno de LEDs. O modelo tem DRLs (luzes de condução diurna) redesenhadas e mais retilíneas. No Brasil, a oferta de motores e versões devem ser mantidas como acontece atualmente. O carro pode ainda ter o futuro conjunto híbrido flex da Stellantis.
Ademais, a linha de SUVs traz, a princípio, o e-2008, que será reestilizado e lançado no Brasil em meados de 2024. Além do visual, o modelo recebeu atualizações no motor. De acordo com a marca francesa, o propulsor elétrico ficou 15% mais potente. Assim, alcança os 156 cv de potência, contra os 136 cv anteriores. As baterias, por sua vez, oferecem 54 kWh, o que garante uma autonomia de 406 km no ciclo WLTP.
A versão com motor a combustão (batizada apenas de 2008), que visa enfrentar SUVs como Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross, por exemplo, também promete estrear em 2024 no Brasil. Importada da Argentina, terá atualizações visuais e, provavelmente, os propulsores 1.0 e 1.3 turbo da Stellantis.
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