Será que a Volkswagen encontrou um substituto à altura para o Gol? É o que parece, já que o Polo conquistou a liderança entre os hatches mais vendidos do Brasil em 2023. O modelo começou o ano em um razoável quarto lugar, mas teve uma ascendência espantosa a partir de maio.
Lembrando que em fevereiro a montadora alemã lançou o Polo Track, uma versão mais simples do hatch criada para ser o carro de entrada da marca. Isso após o Gol, que ficou 42 anos no mercado, sair de linha. Nesse meio tempo, foi líder de mercado por nada menos que 27 anos.
Assim, o Polo tem uma história de sucesso para se inspirar. E os primeiros passos estão sendo dados. Só em dezembro, por exemplo, foram praticamente 18 mil emplacamentos para o Polo, superando com folga a líder Fiat Strada. Tanto que o bom desempenho nos últimos meses deixou o modelo na vice-liderança geral no ano, com mais de 111 mil carros emplacados. Atrás apenas da picape compacta, que vendeu 120.600 unidades. Será que o reinado da Strada será ameaçado em 2024?
Onix na cola do Polo
O Chevrolet Onix também fez direitinho sua lição de casa e liderou as vendas da categoria no primeiro semestre. Mas acabou destronado nos quatro últimos meses do ano. Até novembro, não dava para saber quem garantiria a vice-liderança, mas os números de dezembro do Polo o tornaram imbatível. Ainda assim, emplacou respeitáveis 102 mil unidades, ocupando a segunda posição (terceira no ranking geral).
Já o Hyundai HB20, que no ano passado esteve na mesma situação do Polo – ou seja, líder entre os hatches e segundo colocado geral – perdeu um pouco da força em 2023. Não que seus quase 89 mil emplacamentos sejam coisa pouca, mas é uma queda razoável sobre as vendas do ano anterior de mais de 96 mil unidades.
Na quarta e na quinta posições, dois carros da Fiat, a marca que mais vende carros no Brasil. O Mobi, por exemplo, é um dos carros mais baratos à venda hoje no País, ao lado do Renault Kwid, que vem logo em seguida, na sexta colocação. Então não é por custarem menos que estarão obrigatoriamente no top 3.
A dupla francesa Peugeot 208 e Citroën C3 aparecem em sétimo e oitavo lugares, mostrando que o melhor negócio para as duas marcas foi se abrigar sob o guarda-chuva da Stellantis. Por fim, fechando o ranking, dois modelos japoneses de marcas conceituadas: Toyota Yaris e Honda City. Isso significa que os 10 hatches mais vendidos no mercado brasileiro no ano passado são compactos, provando que o segmento de hatches médios realmente respira por aparelhos – e provavelmente não sobreviverá até o fim de 2024.
Veja os 10 hatches mais vendidos do Brasil em 2023 (em unidades)
- Volkswagen Polo – 111.242
- Chevrolet Onix – 102.043
- Hyundai HB20 – 88.905
- Fiat Mobi – 73.428
- Fiat Argo – 66.717
- Renault Kwid – 63.317
- Peugeot 208 – 28.629
- Citroën C3 – 26.578
- Toyota Yaris – 23.339
- Honda City Hatch – 10.802
Siga o Jornal do Carro no Instagram!