Você está lendo...
Strada conquista liderança de vendas e Polo vem na sequência
Mercado

Strada conquista liderança de vendas e Polo vem na sequência

Ranking anual tem picape da Fiat com mais de 120 mil unidades e três SUVs no top ten; Onix Plus dispara como o sedã líder de vendas

Vagner Aquino, especial para o Estadão

04 de jan, 2024 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

vendas
Fiat Strada segue campeã de vendas e conquista liderança pelo terceiro ano consecutivo
Crédito:Vagner Aquino/especial para o Estadão

De novo! A Fiat Strada, como em 2021 e 2022, conquistou o primeiro lugar nas vendas anuais de automóveis e comerciais leves em 2023. A picape, que ganhou novo motor turbo e um leve facelift em agosto, manteve o reinado e, no ano passado, registou 120.600 emplacamentos, conforme números divulgados nesta quinta-feira (4) pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Desse modo, ficou quase 9.400 unidades à frente do segundo colocado.



Aliás, o segundo colocado foi uma surpresa. Trata-se do Volkswagen Polo, que conquistou 111.242 clientes. O hatch da VW, assim, foi o automóvel mais vendido do Brasil, e ficou acima do rival Chevrolet Onix (102.043). Desse modo, apenas os três conseguiram mais de 100 mil unidades/ano.

O sucesso do Polo

Antes de continuar a lista, aliás, cabe um adendo sobre o Polo. Afinal, ao longo de 2023, o modelo chegou até mesmo a ultrapassar a Fiat Strada. É tanto que, em dezembro, mais uma vez, encabeçou a lista nacional com 17.999 emplacamentos. O único, em síntese, a registrar um número tão considerável de vendas em um único mês nos últimos tempos.

Publicidade


vendas
Volkswagen Polo Track chegou para preencher a lacuna deixada pelo Gol (Leo Souza/Estadão)

A princípio, desde meados do ano passado, o Polo tem incomodado a concorrência. Isso prova, no entanto, que a estratégia da Volkswagen, de lançar o Polo Track, tem dado certo. Além de contar pontos junto com as outras seis versões do Polo convencional, o modelo, contudo, foi o grande responsável por cobrir a lacuna deixada pelo Gol. É tanto que em seu primeiro mês de vendas completo (março), os emplacamentos do hatch da VW chegaram a 8.197 unidades. Em fevereiro, foram apenas 3.762 registros. Além de versão mais barata, o Polo também recebeu excelentes descontos no pacote do “carro popular” (do governo federal) em meados do ano, o que o tornou ainda mais barato e atraiu a clientela.

Abaixo do pódio

Voltando ao ranking do mês, todavia, os números da Fenabrave mostram que, em 2023, abaixo do pódio no ranking de automóveis e comerciais leves mais vendidos do Brasil, aparece o Hyundai HB20 (88.905 unidades). Cabe lembrar, portanto, que o hatch da marca sul-coreana foi o segundo em vendas na lista de automóveis e comerciais leves do ano passado. Por fim, fechando o top five, vem o Chevrolet Onix Plus, que emplacou 74.887 unidades e, mais uma vez, seguiu disparado como o sedã mais vendido do mercado.


As cinco demais posições do top ten ficaram com, respectivamente, Fiat Mobi (sexto/73.428), Volkswagen T-Cross (sétimo/72.441), Fiat Argo (oitavo/66.717), Chevrolet Tracker (nono/66.643) e, por fim, Hyundai Creta, que fecha o pódio dos dez mais vendidos entre janeiro e dezembro de 2023 no Brasil, com 65.817 emplacamentos.

mais vendidos SUVs
T-Cross é o SUV mais vendido do mercado em 2023 (Volkswagen/Divulgação)

Desse modo, o VW T-Cross retomou a liderança perdida para o SUV da GM, tornando-se o utilitário esportivo mais vendido do mercado. Desta vez, aliás, não tem SUV médio no top ten, afinal, o Jeep Compass caiu da décima para a 12ª posição do ranking de 2022 para 2023.


Veja os 50 carros mais vendidos de 2023:

  • 1°) Fiat Strada: 120.600
  • 2°) Volkswagen Polo: 111.242
  • 3°) Chevrolet Onix: 102.043
  • 4°) Hyundai HB20: 88.905
  • 5°) Chevrolet Onix Plus: 74.887
  • 6°) Fiat Mobi: 73.428
  • 7°) Volkswagen T-Cross: 72.441
  • 8°) Fiat Argo: 66.717
  • 9°) Chevroelt Tracker: 66.643
  • 10°) Hyundai Creta: 65.817
  • 11°) Renault Kwid: 63.317
  • 12°) Jeep Compass: 59.106
  • 13°) Volkswagen Nivus: 52.103
  • 14°) Fiat Toro: 51.303
  • 15°) Nissan Kicks: 50.778
  • 16°) Fiat Cronos: 50.755
  • 17°) Honda HR-V: 48.054
  • 18°) Jeep Renegade: 47.389
  • 19°) Volkswagen Saveiro 46.600
  • 20°) Toyota Hilux: 46.200
  • 21°) Fiat Pulse: 45.808
  • 22°) Toyota Corolla: 42.925
  • 23°) Toyota Corolla Cross: 42.071
  • 24°) Fiat Fastback: 40.404
  • 25°) Hyundai HB20S: 30.281
  • 26°) Chevrolet Montana: 30.018
  • 27°) Peugeot 208: 28.629
  • 28°) Volkswagen Virtus: 27.094
  • 29°) Citroën C3: 26.578
  • 30°) Renault Duster: 26.506
  • 31°) Chevrolet S10: 25.967
  • 32°) Toyota Yaris: 23.339
  • 33°) Fiat Fiorino: 21.864
  • 34°) Toyota Yaris Sedan: 20.571
  • 35°) Ford Ranger: 20.353
  • 36°) Chevrolet Spin: 20.314
  • 37°) Jeep Commander: 19.874
  • 38°) Toyota Hilux SW4: 16.006
  • 39°) Volkswagen Taos: 15.986
  • 40°) Caoa Chery Tiggo 5X: 14.400
  • 41°) Renault Oroch: 12.734
  • 42°) Mitsubishi L200: 12.644
  • 43°) Honda City: 11.842
  • 44°) Honda City Hatch: 10.802
  • 45°) GWM Haval H6: 10.704
  • 46°) Renault Master: 10.611
  • 47°) Caoa Chery Tiggo 8: 9.545
  • 48°) Nissan Versa: 8.859
  • 49°) Ram Rampage: 8.637
  • 50°) Nissan Frontier: 8.388

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião