Depois de bater recordes de vendas em 2023, o mercado de veículos eletrificados deve crescer ainda mais neste ano. É o que acredita a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), que prevê um fechamento com mais de 150 mil emplacamentos da categoria em 2024.
No último ano, foram vendidas 93.927 unidades de carros elétricos e híbridos, que foi considerado um resultado excelente e acima das expectativas iniciais. Entretanto, o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, acredita que os emplacamentos devem crescer 60% neste ano.
“O veículo elétrico já caiu no gosto do consumidor brasileiro, e essa tendência se confirma ano após ano. Continuaremos a crescer em 2024”, afirma o executivo.
Imposto de importação para os eletrificados
Ainda de acordo com Bastos, nem o retorno da cobrança gradual do imposto de importação para os modelos eletrificados deverá atravancar o crescimento do segmento. Lembrando que a taxação, extinta para carros elétricos desde 2015 e de até 4% para os híbridos, volta a ser recolhida a partir deste mês.
No caso de veículos híbridos, a alíquota do imposto começa com 15% em janeiro de 2024. Na sequência, passa para 25% em julho de 2024, 30% em julho de 2025 e atinge 35% em julho de 2026. Já para os híbridos plug-in, começa em 12% em janeiro de 2024, passa para 20% em julho de 2024 e vai a 28% em julho de 2025. Por fim, chega a 35% em julho de 2026. No caso dos elétricos, fica em 10% em janeiro de 2024, 18% em julho de 2024, 25% em julho de 2025 e 35% em julho de 2026.
Plug-in em alta
Segundo a análise do presidente da ABVE, os veículos plug-in – ou seja, com tomada de carregamento externo – continuará sendo a preferência dos consumidores. Isso porque são mais econômicos e oferecem mais eficiência energética.
“Acredito em 2024 que o mercado seguirá a mesma evolução do final ano passado, optando por tecnologias de zero ou baixa emissão, com um mix em torno de dois terços de veículos plug-in (PHEV e BEV) e um terço de híbridos convencionais (HEV)”, diz Bastos.
Dados da ABVE informam que os veículos plug-in representaram 56% das vendas de eletrificados em 2023, com 52.359 unidades. Dessa forma, superou os HEV a gasolina e HEV flex (41.568), que até 2022 dominavam o mercado.
Outro fator que deve impulsionar a categoria é a chegada de novos carros elétricos mais em conta ao País, na faixa de R$ 100 mil. Modelos das marcas chinesas BYD, GWM e JAC prometem movimentar o mercado brasileiro em 2024 e conquistar uma nova faixa de clientes.
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