Se eles já foram queridinhos dos consumidores brasileiros no passado, atualmente os sedãs andam meio esquecidos. Fora os modelos compactos de maior volume, poucos exemplares se destacam na categoria. Entre os médios, então, segmento que já foi um dos disputados cerca de 20 anos atrás, hoje só tem o Toyota Corolla como representante de peso.
O Chevrolet Onix Plus é um dos poucos sedãs com boa representatividade. No ano passado, ficou em 5o lugar no ranking geral e liderou a categoria. Em 2024, abre janeiro também como o sedã mais vendido, mas apenas na 13a posição do ranking geral com 3.559 emplacamentos (-44,2%).
Na vice-liderança aparece o Fiat Cronos, que ainda leva o título de sedã mais barato do Brasil. O modelo, entretanto, não chegou em 3 mil unidades emplacadas no mês passado: foram 2.926 carros. Boa diferença sobre os 6.332 exemplares de dezembro, queda de quase 54%. Fechando o pódio, na 3a colocação, está o Volkswagen Virtus, o carro transformado em conversível para levar o presidente Lula. Assim como todo o mercado, também caiu, mas nem tanto, com 2.373 emplacamentos (-34,6%).
Sedãs médios estão sumindo
Uma das categorias mais cobiçadas entre 10 e 20 anos atrás era a de sedãs médios. Mas atualmente, assim como os hatches médios, o segmento vem minguando e só não deve sumir do mapa por conta do Toyota Corolla. Há anos o líder da categoria, o modelo tem uma aceitação muito boa no mercado brasileiro (e global, diga-se) e oferece tecnologias pioneiras, como ter sido o primeiro híbrido flex do mundo.
Dessa forma, o japonês ocupa a 4a posição entre os sedãs mais vendidos, com 2.142 emplacamentos. Além dele, apenas outro sedã médio entra no top 10: o Nissan Sentra, na 9a colocação, mas com apenas 308 unidades emplacadas.
Confira quais são os 10 sedãs mais vendidos de janeiro
- 1 – Chevrolet Onix Plus – 3.559
- 2 – Fiat Cronos – 2.926
- 3 – Volkswagen Virtus – 2.372
- 4 – Toyota Corolla – 2.142
- 5 – Hyundai HB20S – 1.702
- 6 – Toyota Yaris Sedan – 1.685
- 7 – Nissan Versa – 938
- 8 – Honda City – 927
- 9 – Nissan Sentra – 308
- 10 – BMW Série 3 – 261
O Jornal do Carro também está no Instagram!