A Mercedes-Benz traz ao Brasil a 11ª geração do seu clássico Classe E. Com mais de 75 anos de história, o sedã médio-grande de luxo é o primeiro de 15 lançamentos que a marca alemã fará no mercado brasileiro em 2024.
Disponível em versão única, a E 300 Exclusive, o modelo traz um conjunto híbrido leve, com motor 2.0 de quatro cilindros de 258 cv e 40,8 mkgf que recebe um “boost” de potência de até 23 cv em situações nas quais o carro é mais exigido, como em uma ultrapassagem, por exemplo. Já o câmbio é automático de nove marchas. Com essa mecânica, o novo Classe E acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima.
Além disso, tem sistemas de suspensão a ar com ajuste de altura e de esterçamento das rodas do eixo traseiro em até 4,5 graus, o que aumenta significativamente a sua capacidade de fazer curvas.
Novo Classe E parece elétrico, mas é híbrido
As linhas desta nova geração do sedã são clássicas, mas há toques modernos. Por exemplo, os vincos no capô que trazem um ar esportivo e os acabamentos cromados. A grade tridimensional guarda os sensores dos assistentes de condução, como câmeras e radares. Contudo, o destaque na dianteira é a estrela de três pontas no capô, que ficou fora do mercado brasileiro por alguns anos – mas já estava presente no modelo anterior. Por fim, as rodas raiadas de 20 polegadas arrematam o design atemporal do Classe E.
O interior é elegante e repleto de tecnologias. Um dos destaques é o MBUX Superscreen, sistema que integra em uma peça única a central multimídia de 14,4″ a uma tela exclusiva de 12,3″ para o passageiro dianteiro. Por meio dela é possível controlar algumas funções do veículo, como o áudio. Já o painel de instrumentos 3D, também com 12,3″, é uma tela individual, diferentemente do MBUX Hyperscreen do sedã elétrico EQS, que integra as três telas.
Na lista de equipamentos há o sistema de som 4D da Burmester com 17 alto-falantes e 730W de potência, navegação com tráfego online, revestimentos de couro Nappa, assistente de estacionamento ativo e câmeras de 360 graus. Há até uma câmera no painel, chamada de selfie, em que os ocupantes podem tirar fotos e fazer vídeos no interior do carro, mas apenas quando ele estiver parado. Por fim, há sete sistemas de condução semiautônoma, entre eles ACC, frenagem de emergência e alerta de ponto cego com assistente de manutenção de faixa.
Impressões ao dirigir
Nosso primeiro contato com o novo Mercedes-Benz Classe E foi breve, um test-drive curtinho de 15 minutos. Mas deu para sentir como o carro responde bem às acelerações mais bruscas e roda com conforto, apesar do ajuste mais firme da suspensão.
A posição de dirigir é excelente, com os diversos comandos de ajuste de bancos e do volante. Também agrada a boa visibilidade do sedã com sua ampla área envidraçada. Além disso, a sensação de segurança é palpável, graças aos diversos alertas e câmeras que deixam o motorista sempre consciente do que acontece ao redor do veículo.
Mas, devido ao tempo reduzido, não foi possível testar muitas das tecnologias presentes no modelo, como os sistemas de integração com o aplicativo Mercedes Me (são 32 funções ativas), a câmera interna e as rotinas pré-programadas. Nesta última, o motorista pode escolher um tema para a sua viagem. Por exemplo, se a ideia é levar o parceiro a um encontro, a iluminação interna fica mais baixa e aconchegante e o som toca baladas românticas.
Preço e mercado do novo Mercedes-Benz Classe E
Com o farto conteúdo eletrônico, a Mercedes-Benz pede R$ 639.900 pelo novo Classe E. Sua compra será restrita: apenas 15 sortudos terão a chance de levar uma unidade do primeiro lote para a garagem. Quanto aos serviços de internet a bordo, a grande maioria será gratuita por até três anos. Mas, após esse período, a montadora planeja ter uma loja de apps pagos de serviços online, chamada Mercedes Me Store, com atualizações remotas.
Ficha técnica
Mercedes-Benz Classe E 300 Exclusive
- Preço: R$ 639.900
- Motor: 2.0 , 4 cilindros em linha, gasolina + sistema híbrido leve de 48V
- Potência: 258 cv + 23 cv do sistema ISS
- Torque: 40,8 mkgf
- Câmbio: Automático 9 GTronic
- Peso: 1.730 kg
- Comprimento: 4,95 m
- Altura: 1,48 m
- Largura: 2,06 m
- Entre-eixos: 2.96 m
- Porta-malas: 540 litros
- Consumo: 12 km/l (estrada)/ 8,9 km/l (cidade)
- Suspensão: a ar com amortecedores adaptativos
PRÓS – Posição de dirigir extremamente confortável, muita tecnologia e segurança, boas respostas do motor nas acelerações
CONTRAS – Suspensão tem ajuste mais firme e transfere bem os impactos ao passar por ruas esburacadas; preço é mais alto que dos rivais
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