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Multimídia é o sistema que mais apresenta falhas nos carros novos
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Multimídia é o sistema que mais apresenta falhas nos carros novos

De acordo com levantamento da JD Power, central multimídia é o principal problema dos carros nos Estados Unidos

Vagner Aquino, especial para o Estadão

18 de fev, 2024 · 3 minutos de leitura.

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Principais problemas dos sistemas de entretenimento dos carros se concentraram na conectividade Android Auto e Apple CarPlay
Crédito:Chevrolet/Divulgação

Ao mesmo tempo em que ajudam, novas tecnologias sempre dão dores de cabeça aos usuários. E com as centrais multimídia dos carros não é diferente. É o que aponta a conclusão de um levantamento realizado com proprietários de veículos novos pela empresa de análise de dados JD Power. O estudo foi feito nos Estados Unidos.



Mesmo conduzida com base em relatos do público norte-americano, a pesquisa – que foca na frota circulante com três anos de uso – oferece um panorama do mercado em geral. O Estudo de Confiabilidade de Veículos da J.D. Power 2024 indica que, no último semestre de 2023, os principais problemas dos sistemas de entretenimento dos carros se concentraram na conectividade Android Auto e Apple CarPlay. O reconhecimento de voz integrado também aponta constantes falhas. Desse modo, tais pontos atingiram nível duas vezes maior que a segunda categoria mais apontada, a de defeitos na carroceria.

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Sensores irritam usuários com o tempo de uso (Kia/Divulgação)

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De acordo com o levantamento, o incômodo com os alertas de assistência aumenta com o tempo de uso. Os usuários reclamam de ruídos ocasionados por avisos de manutenção e de saída da faixa de rolagem, bem como de sensores de estacionamento, por exemplo.

O estudo também divulga que os veículos 100% elétricos e híbridos plug-in apresentaram mais problemas do que modelos a combustão e híbridos convencionais. Em destaque, o levantamento aponta grande incidência de problemas com os pneus dos modelos movidos por baterias após três anos de uso. “O alto número de problemas encontrados pelos proprietários indica um declínio na confiabilidade do veículo a longo prazo, com níveis crescentes de problemas relatados para quase dois terços das marcas incluídas no estudo”, diz a JD Power, em comunicado.

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