O mercado chinês é disparado o maior e o mais disputado do mundo atualmente. Com a maturidade na montagem de carros e o domínio sobre a produção e tecnologia de baterias para veículos elétricos, as fabricantes locais – sobretudo a BYD – já vendem mais que outras marcas tradicionais. Algumas delas, aliás, “amadas” pelos consumidores chineses.
Após décadas, a Volkswagen não é mais a líder de mercado. O posto agora é da BYD, maior concorrente global da Tesla, embora a chinesa ainda não esteja presente nos Estados Unidos, o segundo maior mercado de carros do planeta.
Somente no ano de 2023, a BYD vendeu quase 2,6 milhões de veículos elétricos e híbridos plug-in na China. No mesmo período, a Volkswagen desceu para a 2ª posição com 2,2 milhões de carros. Além da competição acirrada entre as duas gigantes, Toyota e Honda venderam 1,7 milhão e 1,2 milhão de veículos, respectivamente. O 5º lugar do ranking ficou com a Geely, atual dona da Volvo Cars, que somou 1 milhão de emplacamentos no país.
Elétricos e híbridos conquistaram chineses
O resultado positivo da BYD no mercado chinês representa 11% do total de carros novos no país. Em 2022, por exemplo, a montadora disputava o 2º lugar com a Toyota. Além disso, os veículos elétricos e híbridos do tipo plug-in foram decisivos.
De acordo com o Car Industry Analysis, os consumidores acreditam que “as marcas chinesas são mais capazes” e que “entendem melhor as suas necessidades”. Vale destacar que a Tesla continuou a subir no ranking chinês e ocupa o 12º lugar com 610 mil carros emplacados em 2023 – com destaque para o crossover Model Y.
Top 10: marcas que mais venderam na China em 2023
- BYD – 2.570.929
- Volkswagen – 2.239.734
- Toyota – 1.734.528
- Honda – 1.203.058
- Geely – 1.008.741
- Changan – 992.125
- BMW – 796.782
- Mercedes-Benz – 763.602
- Audi – 726.351
- Wuling – 688.089
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