O Jornal do Carro noticiou há algum tempo o andamento da proposta de emenda constitucional que concede isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a veículos terrestres com mais de 20 anos de fabricação (PEC 72/2023). Contudo, o texto, que agora avança para o senado, unificará uma idade mínima para todo o País.
Estados como Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catariana e Tocantins serão diretamente afetados pela resolução. Contudo, se for aprovada no próximo ano (2025), selecionamos alguns modelos que deixarão de pagar IPVA nacionalmente.
Chevrolet Celta
Por muitos anos uma opção entre os modelos de entrada da GM, o Celta chegou ao mercado nacional para combater o Fiat Mille e o Ford Ka, no início dos anos 2000. Assim, estaria qualificado para receber o benefício da isenção do IPVA.
Toyota Fielder
A versão perua do Corolla tinha bons predicados: visual agradável, bastante espaço, motor 1.8 de 136 cv, e opção de câmbio manual ou automático contavam a favor da perua, que chegou ao mercado em 2003. Entretanto, hoje é uma raridade.
Ford Fiesta
Velho conhecido da Ford, o Fiesta foi por longos anos uma opção entre os que queriam espaço e confiabilidade na arca. Assim, arquirrival de modelos como VW Gol e Chevrolet Corsa, rendeu versões 1.0 Supercharged, sedã e foi a base do SUV EcoSport.
Honda Fit
Sucesso da Honda no Brasil, o monovolume agradava pelo amplo espaço interno, e pela flexibilidade no rebatimento dos bancos. Além disso, a economia e dirigibilidade, aliados ao câmbio CVT fidelizavam compradores.
VW Gol (Terceira Geração)
A terceira geração do Gol dava uma nova cara à segunda geração, conhecida popularmente por “Bolinha”. Do básico ao esportivo GTI, tinha a liderança do mercado de hatches, sendo considerado um dos mais bonitos da linhagem do modelo, por exemplo.
Peugeot 206
Com visual moderno e bons itens de série, a linha 206 teve longa vida do Brasil. Com direto a versões especiais e até esportivas, o modelo agradava pela dirigibilidade, e fez sucesso entre os jovens. Além disso, contou também com uma versão perua.
Citroën C3
A primeira geração do modelo que atualmente ainda é vendido no Brasil, pegou o mercado de compactos premium de surpresa. Bem-equipado, teve versões com teto solar e banco de couro, algo incomum na concorrência na época.
Mitsubishi L200
Em linha até hoje, e em vias de ser atualizada, a Mitsubishi L200 chegou ainda nos anos 90, e em 1998 teve sua produção iniciada em 1998, em Catalão (GO). Contudo, não é difícil ver unidades da picape rodando por aí até hoje.
BMW Série 3
A geração E46 do sedã bávaro divide opiniões. Mais moderna que a geração E36, teve o design assinado por Chris Bangle, e pode ocupar o espaço entre os que querem um sedã alemão, mas não sentem muito medo de uma manutenção mais custosa.
Fiat Palio
Disputando ferrenhamente o posto do VW Gol como o mais vendido do País, o Fiat Palio recebeu uma “nova geração”, que era praticamente o segundo redesenho da primeira geração, datada do fim dos anos 90. Dentre os destaques, tinha um rodar mais macio que a concorrência, e o espaço interno.
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