Na semana passada, o Jornal do Carro noticiou que a GM estava prestes a lançar o Equinox de nova geração com motorização híbrida no mercado chinês. Afinal, ao contrário dos planos iniciais, a marca decidiu voltar atrás e não focar apenas em carros elétricos. Eis que, agora, outros detalhes foram liberados e SUV vendido no país asiático terá, de fato, um motor elétrico com alimentação plug-in aliado a um propulsor a combustão de 1,5 litro.
Por lá, onde chega ao mercado no fim deste mês, terá produção conjunta com a SAIC. Já no Brasil, onde também deve ser comercializado – a partir de meados do ano -, virá via México. Isso, em síntese, facilita a importação e deixa o modelo mais barato nas revendas brasileiras, resultado do acordo entre os dois países latinos.
Como é o carro?
O Equinox Plus PHEV (este é o nome que o SUV híbrido recebeu na China), em síntese, é o mesmo modelo vendido no mercado norte-americano em termos estéticos. Todavia, terá motor 1.5 turbo a gasolina de 170 cv e uma unidade movida por energia elétrica com 188 cv. Ainda não foram divulgadas informações sobre potência combinada. Seja como for, sabe-se que o carro leva 6,8 segundos entre 0 e 100 km/h. A velocidade máxima fica em 180 km/h.
Em termos de alcance, fala-se em algo superior a 1.000 km (padrão chinês CLTC). A princípio, o modelo garante 155 km unicamente em modo elétrico. A capacidade das baterias de lítio ferro fosfato ainda não foi oficialmente informada. O consumo, no entanto, é de 95,2 km/l, conforme diz a marca.
Para enfrentar GWM Haval H6 e BYD Song Plus e companhia, o modelo buscou medidas semelhantes. Tem, em síntese, 4,65 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,71 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. Para comparação, a dupla citada tem, respectivamente, 4,71 m de comprimento e 2,77 m de entre-eixos e 4,68 m/2,74 m.
Por dentro, promete agradar a clientela. Tem duas novas telas. O painel de instrumentos digital, tem 11 polegadas, enquanto a central multimídia mede 11,3″. Ademais, tem dois modos de condução: EV e HEV. Ou seja, atua totalmente elétrico ou híbrido. De acordo com o site GM Authority, o SUV terá duas configurações de acabamento: RS e Activ.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!