Praticamente um ano depois de sua estreia mundial, o Volvo EX30 finalmente está entre nós. O SUV elétrico de entrada da marca sueca desembarca no Brasil em quatro versões e preços a partir de R$ 229.950. Ou seja, a Volvo manteve o valor da pré-venda do veículo, que já tinha sido reajustado em janeiro por conta do retorno do imposto de importação para carros elétricos.
Com o modelo, o objetivo da montadora é dobrar suas vendas no País, uma vez que a expectativa de vendas para o EX30 é de cerca de 1.000 unidades por mês ainda neste ano. Lembrando que durante a pré-venda, aproximadamente 2.000 carros foram reservados pelos clientes. De acordo com a Volvo, cerca de 55% desses pedidos são da versão topo de linha Ultra. Em 2023, a Volvo registrou quase 8.200 emplacamentos no mercado brasileiro. Portanto, se o novato cumprir sua missão, a marca deverá liderar o segmento premium com folga no fechamento de 2024.
Como é o Volvo EX30
Com produção na China, o EX30 também será feito na Bélgica, na fábrica de Ghent. Essa foi a forma de a montadora conseguir suprir a demanda pelo crossover elétrico, além de deixá-lo mais competitivo na Europa. Isso porque a União Europeia está dificultando a entrada de carros elétricos chineses, que têm preços mais acessíveis. Na América Latina e no Brasil, o Volvo EX30 tem a missão de consolidar a marca como referência em eletrificação.
Feito na plataforma elétrica Sustainable Experience Architecture (SEA), da chinesa Geely – dona da Volvo – o SUV tem 4,23 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos. Já o porta-malas leva 318 litros. Com design minimalista, o modelo não tem painel de instrumentos à frente do motorista. Assim, o acesso a todas as funções aparecem em uma tela central de 12,3 polegadas.
Todas as versões trazem motor elétrico traseiro de 272 cv de potência e 35 mkgf de torque máximo. Na configuração de entrada Core, que tem bateria de 51 kW e alcance de 250 km, a aceleração de 0 a 100 km/h leva 5,7 segundos. As demais, com o pacote de autonomia estendida e bateria de 69 kW, cumprem a marca em 5,3 segundos. Nesse caso, o modelo pode rodar até 338 km, conforme dados do Inmetro. A velocidade máxima, contudo, é de 180 km/h em qualquer uma das versões.
A garantira total é de 3 anos ou 100 mil km, mas para a bateria é de 8 anos ou 160 mil km. Além disso, os três primeiros anos de manutenção estão inclusos na compra do carro. A primeira revisão ocorre em 24 meses ou 30 mil km, segundo informações da marca.
Veja os preços e versões
- Core Single Motor (51 kWh) – R$ 229.950
- Core Single Motor Extended Range (69 kWh) – R$ 249.950
- Plus Single Motor Extended Range (69 kWh) – R$ 277.950
- Ultra Single Motor Extended Range (69 kWh) – R$ 293.950
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