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Volvo EX30 inicia pré-venda no Brasil com preço de Compass e Taos
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Volvo EX30 inicia pré-venda no Brasil com preço de Compass e Taos

Novo SUV elétrico de entrada da Volvo está disponível com duas opções de baterias e quatro versões de acabamento; motor gera 276 cv

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

14 de set, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Volvo EX30
Em pré-venda desde setembro, novo SUV Volvo EX30 já acumula 2.000 reservas no Brasil
Crédito:Volvo/Divulgação

Quando foi apresentado no começo de junho, o Volvo EX30 surpreendeu. Afinal, o inédito SUV elétrico veio incomodar até utilitários com motor a combustão, com proposta de preço mais acessível. Pois o modelo inicia a pré-venda no Brasil nesta quinta-feira (14), com preços entre R$ 219.950 e R$ 279.950. Esta faixa pega, por exemplo, versões flex dos SUVs médios, como Jeep Compass e Volkswagen Taos, bem como o elétrico BYD Yuan Plus (R$ 269.990).



Conforme prometido pela Volvo na revelação mundial, em Milão, na Itália (onde o Jornal do Carro esteve presente), o EX30 deve chegar ao País no 1º trimestre de 2024. A marca sueca venderá aqui quatro versões de acabamento com duas opções de bateria.

Veja os preços e versões do Volvo EX30

  • Core Single Engine (51kWh) – R$ 219.950
  • Core Single Engine Extended Range (69kWh) – R$ 239.950
  • Plus Single Engine Extended Range (69kWh) – R$ 264.950
  • Ultra Single Engine Extended Range (69kWh) – R$ 279.950
Volvo EX30
EX30 foi apresentado em Milão, na Itália, no começo de junho (Vagner Aquino/Jornal do Carro)

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Na opção de entrada, o SUV busca o consumidor que percorre distâncias mais curtas, em ambiente urbano. Assim, vem com um pacote de bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) de 51 kWh. O motor conta com 276 cavalos de potência e 35 mkgf de torque. Tem 340 km de autonomia no ciclo WLTP (dado ainda não aferido pelo Inmetro). A aceleração de zero a 100 km/h leva 5,7 segundos, conforme os dados oficiais da Volvo.

Volvo
Com o EX30, Volvo quer dobrar de tamanho no País (Volvo/Divulgação)

Já o consumidor que procura autonomia extra, há opção do EX30 com bateria de alcance estendido NMC. Esta está disponível nas três versões mais caras e tem lítio, níquel, manganês e cobalto na composição, com capacidade de 69 kWh e 470 km de alcance no ciclo WLTP. Já o motor gera os mesmos 276 cv de potência, mas é um pouco mais ágil nas acelerações, com 0 e 100 km/h feito em 5,3 s.


Volvo EX30 usa jeans reciclado e tem tamanho de T-Cross

O EX30 chega para baixar a régua dos preços praticados pela Volvo. Até então, o mais barato da marca era o XC40 Recharge, de R$ 329.950. Mas, além de R$ 110 mil mais barato, o novato traz soluções mais simples em relação ao irmão mais velho. A começar, é feito na China, na plataforma elétrica SEA, de sua detentora Geely. Tem, por exemplo, apenas uma tela central e, ademais, fabricação com componentes reciclados, como jeans, linho e lã – que revestem partes internas.

Volvo
SUV usa materiais recicláveis (Volvo/Divulgação)

Por falar em interior, os clientes têm quatro opções de personalização. O sistema de som reúne vários alto-falantes espalhados pela cabine e o porta-luvas fica posicionado abaixo da tela central.


Volvo
EX30 carrega sua bateria de 10% a 80% em pouco mais de 25 minutos (Volvo/Divulgação)

O modelo também é o menor SUV da marca. Tem 4,20 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 2,65 m de entre-eixos. Ou seja, dimensões bem próximas às do Chevrolet Tracker e do Volkswagen T-Cross. Por isso, o espaço no porta-malas não é dos maiores, com capacidade para 320 litros. Mas, sob o capô, tem mais 15 litros de espaço.

Quem comprar o EX30 na pré-venda, leva carregador portátil e um wallbox de 7,4 kw (Volvo/Divulgação)

Na lista de série, o Volvo EX30 vem com a tecnologia Safe Space, que alerta em caso de abertura de portas próximo a ciclistas ou motocicletas. Além disso, tem frenagem automática de baixa velocidade e detecção de fadiga. Por fim, quem comprar o SUV elétrico na pré-venda, recebe um carregador portátil e um Wallbox de 7,4 kW. As compras podem ser feitas no site brasileiro da marca (www.volvocars.com.br) ou diretamente nas concessionárias.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.