Kia EV9
Kia/Divulgação

Kia EV9 supera BYD Seal e Volvo EX30 e vence Melhor Carro do Ano

Kia EV9 fatura World Car Awards 2024 como Melhor Carro do Ano; SUV elétrico de 7 lugares da marca sul-coreana estreia no Brasil ainda em 2024

Por Adrielle Farias 31 de mar, 2024 · 4m de leitura.

Depois de ter sido eleito como o “Melhor Carro do Mundo” na premiação Women’s Worldwide Car of The Year (WWCOTY), o Kia EV9 venceu como “Melhor Carro do Ano” no World Car Awards 2024. O SUV 100% elétrico bateu os modelos BYD Seal e Volvo EX30 na etapa final do prêmio. A vitória do modelo foi anunciada durante o Salão de Nova York.

A primeira etapa da categoria geral para escolher o melhor carro do ano consistiu na análise de 38 veículos. Entre os critérios para concorrer ao prêmio estão a venda de ao menos 10 mil unidades do veículo por ano. Vale destacar que os preços destes carros devem estar abaixo do nível de carros de luxos nos principais mercados do mundo.

Além disso, o carro também ganhou outro prêmio durante a competição. Ele conquistou o título de “Melhor Veículo Elétrico de 2024”. No World Car Awards, 100 jornalistas do segmento automotivo de 29 países diferentes compõe júri. A votação é secreta e os resultados são auditados pela KPMG.


Kia EV9 tem 7 lugares e design moderno

O Kia EV9 está disponível em duas versões. A de entrada, EV9 Standard, tem tração traseira e bateria de 76,1 kWh com motor elétrico de 218 cv de potência e 35,6 mkgf de torque máximo. Já a versão Long Range oferece 541 km de alcance, bateria de 99,8 kWh e motor de 204 cv.

Vale destacar também a tração integral e dois motores elétricos que entregam 384 cv e 61,1 mkgf de torque. O SUV elétrico da marca sul-coreana se destaca, ainda, por oferecer 7 lugares. Além disso, tem comprimento considerável de 5 metros e aerodinâmica que favorece o desempenho.

BMW Serie 5 eleito “Melhor Carro de Luxo” do mundo

BMW
BMW/Divulgação

A BMW deve estrear o Serie 5 ainda neste primeiro semestre do ano no Brasil, conforme o Jornal do Carro antecipou. Pois o novo Série 5 levou o prêmio de “Melhor Carro de Luxo” do mundo pelo júri da premiação. O veículo, que concorreu com outros 13 carros da categoria, tem opção 100% elétrica.

Apesar de não ter conquistado o título de melhor do ano, o Volvo EX30 ganhou como “Melhor Carro Urbano”. Já o Hyundai Ioniq 5 N levou o prêmio de “Melhor Carro de Performance do Mundo”. Por fim, o Toyota Prius venceu a categoria de “Melhor Design e Carro Mundial” pela segunda vez consecutiva.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Renault Kardian: como anda o novo SUV nacional da marca francesa
Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.