Você está lendo...
Volvo produz último carro com motor diesel da marca, um XC90
Notícias

Volvo produz último carro com motor diesel da marca, um XC90

Promessa havia sido anunciada no fim do ano passado e, agora, modelos a diesel ficam definitivamente de fora da produção da Volvo

Vagner Aquino, especial para o Estadão

28 de mar, 2024 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo XC90 diesel
XC90 azul será destinado ao acervo do museu World of Volvo em Gotemburgo, na Suécia
Crédito:Volvo/Divulgação

A produção do Volvo XC90, na cor azul, que você vê na foto de abre desta página não é apenas mais um carro que sai das linhas da fábrica da montadora em Gotemburgo, na Suécia. É um modelo emblemático. Afinal, marca o fim de uma era. Trata-se do último modelo a diesel feito pela fabricante sueca.



Há algum tempo, a Volvo anunciou que focaria sua produção apenas em carros a eletricidade até 2030. E, ainda no ano passado, deu como certo o encerramento da produção de veículos movidos a diesel até ao início de 2024. Dito e feito! Afinal, a promessa foi cumprida. Debaixo do capô, o Volvo XC90 tem o motor 2.0 turbodiesel de quatro cilindros.

Cabe recordar que a Volvo vai abandonar também os propulsores a gasolina, porque a combustão está com os dias contados na fabricante.

Publicidade


Volvo EX30
EX30 é o próximo Volvo a chegar ao País (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

Até pouco tempo atrás, a maioria dos automóveis da Volvo vendidos na Europa tinha motorização a diesel nos modelos topo de linha. O XC90, por exemplo, era quase que exclusivamente movido por tal combustível. Em contrapartida, no ano passado, os carros a diesel na Volvo alcançaram menos de 14% das vendas.

“Os motores elétricos são o nosso futuro e são superiores aos motores de combustão. Afinal, geram menos ruído, menos vibração, menos custos de manutenção para os nossos clientes e zero emissões de escape”, afirmou Jim Rowan, CEO da Volvo Cars, que foi enfático ao dizer que a empresa não gastará mais nenhum centavo do orçamento de pesquisa e desenvolvimento com motores de combustão interna.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião