Dezembro é um mês cheio de atividades e compromissos. Montagem de árvore de Natal, confraternizações, compras, organização de ceia, e por aí vai. Mas, se você tem carro e pretende pegar a estrada nessas férias, faltou acrescentar um compromisso nessa agenda: a revisão preventiva.
Como em viagem de férias o veículo provavelmente terá esforços extras – maiores que os do dia a dia, como levar mais carga e percorrer trajetos mais longos que o habitual – é fundamental seguir algumas dicas de revisão. Salvo exceções, o procedimento não exige gastos exorbitantes e nem mesmo deslocamentos, afinal, ao estilo do it yourself (do inglês, faça você mesmo), dá para fazer na garagem de casa. Então, para evitar paradas inesperadas e dores de cabeça pelo caminho, separe uma horinha do dia e mão na massa!
A princípio, é necessário dar uma volta ao redor do carro. Verifique o funcionamento do sistema de iluminação (faróis, lanternas, setas, luzes de ré, pisca-alerta, luzes de placa e iluminação interna) e, caso tenha alguma lâmpada com funcionamento irregular, troque. No caso de luzes de xenônio ou LEDs, procure um profissional. Aproveite, ainda, para verificar o estado dos pneus – tanto calibragem quanto o estado dos componentes. Inclua o estepe. Se tiver manchas no chão da garagem, quer dizer que há vazamento de óleo. Neste caso, aposente a ideia de pegar estrada.
Debaixo do capô
Com o motor frio, verifique o nível de óleo. Retire a vareta, limpe-a com folha de papel (evite tecidos, pois os fiapos contaminam o lubrificante) e recoloque no tubo. Ao retirá-la novamente, veja se a marca (do óleo) está entre os níveis de mínimo e máximo, indicados. E não esqueça de olhar a data marcada para a próxima troca de óleo.
Aproveitando que está com o capô aberto – também com o motor frio -, verifique o nível do líquido de arrefecimento do radiador. Há marcações no próprio reservatório. Complete, se necessário. Se tudo estiver nos conformes, dê a partida e cheque se há ruídos estranhos. Se houver, procure um mecânico – e nada de ir para a estrada.
As borrachas das palhetas dos limpadores de para-brisa são, geralmente, esquecidas pelos usuários. Mas, antes de enfrentar dias de chuva, é bom que tudo esteja funcionando corretamente. Por isso, não custa limpar o componente com pano úmido, para evitar que risquem o para-brisa, e substituí-las, no caso de ressecamento. Verifique o reservatório de água.
Equipamentos e documentos
Por fim, verifique se o triângulo de emergência e o macaco estão no carro. Caso não saiba usar, aprenda antes de pegar a estrada. E cheque os documentos, tanto do veículo, quanto de quem dirige. Afinal, se a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor estiver vencida há mais de 30 dias, caracteriza infração gravíssima, que rende sete pontos no prontuário e multa de R$ 293,47. Conforme determina o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), há retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado, como medida administrativa.
No mecânico
Mesmo que você consiga realizar a revisão na garagem de casa, alguns procedimentos, porém, exigem, sim, a ida ao mecânico. E, caso haja necessidade conserto, não tem escapatória. Atente-se! Afinal, levantamento da Federação Nacional da Inspeção Veicular (Fenive) aponta que mais de 30% dos carros que circulam nas rodovias brasileiras apresentam algum tipo de risco aos motoristas, justamente, pela falta de manutenção.
Quando levar ao mecânico, em síntese, faça o check-list. Além dos itens citados, peça também a verificação das correias do alternador. Caso apresentem ressecamento ou algum tipo de dano, resta a substituição como único caminho. Revise, ainda, o sistema de ignição. Isso engloba velas, cabos e bobinas de ignição.
Dependendo de como estiver o desgaste dos pneus, será preciso fazer o balanceamento de rodas e o alinhamento de direção. Neste momento, aproveite e cheque o estado de amortecedores, molas, buchas e bandejas. “A revisão completa não é apenas uma questão de segurança; é também uma forma de evitar gastos inesperados com reparos durante a viagem”, destaca Denilson Barbosa, gerente de qualidade da YPF Brasil. Para ele, “é importante garantir que tudo esteja em ordem, atentando-se a troca de óleo, verificação de freios, pneus e bateria”.
Bateria
Por falar nela, a bateria merece total atenção, principalmente em viagens durante o verão, quando as altas temperaturas podem afetar seu desempenho. “Verifique se a carga da bateria está boa e se não há sinais de corrosão nos terminais. Se a bateria tiver mais de três anos de uso, é recomendável fazer uma revisão mais detalhada para evitar surpresas”, indica Ian Faria, cofundador e CEO da Mecanizou, startup que conecta oficinas mecânicas a fornecedores de peças automotivas.
Faria destaca, ainda, a importância de dar atenção ao sistema de freios antes de pôr o pé na estrada. “Certifique-se de que as pastilhas estão em bom estado e que o fluido de freio está no nível correto. O desgaste excessivo das pastilhas ou a falta de fluido podem comprometer a eficiência do sistema de frenagem, aumentando o risco de acidentes”, explica. E vale lembrar, também, do sistema de ar-condicionado. Principalmente, para viagens em regiões de clima quente.
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