Você está lendo...
Carro do Leitor: Audi RS2 com alma de Porsche
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Carro do Leitor: Audi RS2 com alma de Porsche

A perua alemã é rara de se ver. Sua produção foi limitada a 3 mil unidades ? destas, apenas 60 vieram para o Brasil e, algumas, recolhiam valor de IPVA mais alto

13 de out, 2012 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Carro do Leitor: Audi RS2 com alma de Porsche

BELISA FRANGIONE

A Audi RS2 Avant é um carro difícil de se ver por aí. Sua produção foi limitada a 3 mil unidades – destas, apenas 60 vieram para o Brasil. Isso tornou difícil a missão do engenheiro Rogério Arakaki, proprietário de uma dessas raras peruas alemãs. Ele procurava pelo modelo havia mais de dez anos, mas só conseguiu encontrar o seu em 2009.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

Publicidade


Araraki soube, em 2007, que havia um modelo 1995 à venda em Campinas, no interior de São Paulo. “Paguei R$ 82 mil por ela, mas é um carro difícil de se atribuir um valor. Por ser raro, acredito que a faixa de preço seja essa”, diz.

Feita com a colaboração da Porsche, a perua tem a aptidão esportiva típica dos Audi que trazem a sigla RS no sobrenome. Entre seus destaques estão os bancos tipo concha, formato que parece “abraçar” os ocupantes.


O motor cinco-cilindros gera 315 cv de potência e pode fazer com que a RS2 acelere da imobilidade a 100 km/h em apenas 5,4 segundos, conforme informações da fábrica. O câmbio é manual de seis marchas e os pneus têm medidas 245/40 R17.

Entre os itens de conforto e diversão a bordo estão direção e trio elétricos, teto solar, ar-condicionado digital e toca-fitas. Toca-fitas? Sim! Apesar de todo o luxo e esportividade, estamos falando de um carro produzido há quase 20 anos.

Desde que foi comprada pelo engenheiro, a perua virou seu “carro de viagem”. Araraki diz que, dos 12 mil quilômetros que rodou com o modelo, 9 mil foram em estradas. “Ela é econômica e muito potente. Ando a 100 km/h e o motor só sente um friozinho na barriga”, brinca.


Dá para sentir o tal frio na barriga quando a Audi arranca e vai ganhando velocidade. O corpo cola no banco e o ronco do motor impressiona. “Mesmo em arrancadas dá para manter a tranquilidade porque o carro não ‘canta’ pneu. Ele acelera forte e nem ‘pede’ trocas de marcha.”

A RS2 Avant foi produzida de 1994 a 1995. Das 60 unidades importadas da Alemanha, uma parte veio registrada apenas como Audi e outra veio com o nome Audi Porsche RS2, caso do modelo das fotos desta página. Estas, por terem “pedigree”, recolhiam valor de IPVA mais alto.


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.