RAFAELA BORGES
FOTOS: JOSÉ PATRICIO/AE
Na linha 2013, o Kia Mohave passa a ter transmissão automática de oito marchas combinada ao motor V6 a diesel. Nesta configuração, o utilitário-esportivo sul-coreano é tabelado a R$ 193.900, o que faz dele boa alternativa ao Land Rover Discovery 4, que custa R$ 50 mil a mais.
Assim como o jipão britânico, o Mohave tem lugar para até sete pessoas. E seu comportamento lembra bastante o de um carro de passeio. Silencioso e muito bom de respostas, o Kia nem parece ter motor a diesel.
O propulsor 3.0 V6 gera 256 cv, mas o que lhe dá ímpeto é o torque de 56 mkgf disponível a apenas 2 mil rpm. Esses números, combinados às trocas rápidas e sem trancos da nova transmissão, contribuem para a impressão de que o Mohave pesa menos que os seus 2.375 quilos.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
O utilitário-esportivo responde muito bem, com fôlego, aos comandos do acelerador. Principalmente em retomadas.
O conforto também se destaca. As suspensões absorvem com eficiência as imperfeições do piso e não transferem vibração nem para o volante nem para a alavanca de câmbio.
Alto – tem 1,76 metro -, o Mohave é firme em alta velocidade, mas passa um pouco de sensação de insegurança em curvas. Em contrapartida, as respostas da direção com assistência hidráulica são satisfatórias. Talvez pudessem ser um pouco mais diretas, para melhorar a segurança ao volante.
GRANDALHÃO
Fazer o jipão entrar em vagas um pouco mais apertadas também pode gerar um certo desconforto. Com 4,88 metros de comprimento e quase 2 metros de largura, o Mohave não é exatamente fácil de manobrar.
Mas as dimensões avantajadas se traduzem em conforto a bordo. Atrás, três passageiros viajam com ótimo espaço para os ombros, cabeça e pernas.
Entre os itens de série, destacam-se os bancos dianteiros com ajustes elétricos, ar-condicionado com duas zonas de resfriamento e sistema multimídia com navegador GPS integrado. Há ainda dez air bags.
O porta-malas tem capacidade para 350 litros com os sete assentos em uso. Os dois bancos da terceira fileira podem ser rebatidos, ampliando o compartimento de carga para 1.220 litros.