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Presidente da Audi fala sobre o mercado
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Presidente da Audi fala sobre o mercado

O mercado brasileiro não está fácil para os importadores. Mas há um segmento que acabou sendo menos afetado, o de carros de luxo, cujo aumento de 10% no preço não chega a fazer o consumidor desistir da compra. Presidente da Audi fala sobre o futuro da...

03 de set, 2012 · 5 minutos de leitura.

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 Presidente da Audi fala sobre o mercado

Fotos: Audi/Divulgação

DIEGO ORTIZ

O mercado brasileiro não está fácil para os importadores. Mas há um segmento que acabou sendo menos afetado, o de carros de luxo, cujo aumento de 10% no preço não chega a fazer o consumidor desistir da compra. Presidente da Audi do Brasil, Leandro Radomile, falou ao JC sobre o futuro da empresa no País.

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Como está sendo substituir o Paulo Kakinoff (que foi para a Gol Linhas Aéreas) na presidência da Audi do Brasil?

Não é fácil. O Kaki (apelido do executivo que deixou o cargo) é uma figura carismática, além de um profundo conhecedor da indústria automobilística. Mas tive a oportunidade de trabalhar com ele durante três anos. Tenho sete anos de Audi, então a minha tarefa está sendo até mais fácil do que a dele (risos).

E aumento do IPI para importados, afetou muito o segmento de veículos de luxo?


O mercado está bem difícil. Tem o IPI, o dólar acima de R$ 2,00… Tudo isso pressiona muito o importador. É um mercado adverso, já que ao mesmo tempo em que os segmentos de grande volume foram incentivados com a redução do IPI, o de luxo foi estrangulado. Tanto que a queda de vendas em relação ao ano passado é de 40%.

Qual é a saída para isso?

Continuar trabalhando com paciência. Apesar do panorama desfavorável, a Audi está crescendo e vemos fechar o ano acima de 6 mil unidades e com crescimento entre 10% e 12%. Ou seja, vamos crescer mais que o mercado, o que é um bom sinal. Adotamos uma estratégia correta de preencher nichos inexistentes para nós. Com isso, esperamos conquistar a liderança do segmento de luxo até 2015. Hoje estamos cabeça a cabeça com a Mercedes (a BMW lidera).


Então a Audi tem boas perspectivas para 2013?

É complicado planejar 2013. Mas vamos trazer um volume de carros ainda maior que neste ano e teremos algumas vantagens competitivas. O (jipe compacto) Q3, que é um modelo de muito sucesso no Brasil, terá um ano inteiro de comercialização. O mesmo ocorrerá com o A1 Sport e o A1 Sportback, que chega em setembro. Esse crescimento na oferta de portfólio dará resultado mesmo no ano que vem. Por isso o nosso otimismo.

O que podemos esperar da Audi para o Salão do Automóvel?


Teremos um dos estandes mais bonitos e vamos focar em esportividade. Caprichamos bastante e conseguimos crescer um pouco a área de exposição em relação aos anos anteriores. Devemos expor entre 16 e 17 carros no Salão. E vai ter carro novo. Não posso adiantar qual, mas os visitantes vão gostar.

Nota da redação: entre as possibilidades que a marca trará ao Salão estão a RS4 Avant e o S8.


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