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Maioria dos roubos a carros ocorre no sudeste
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Maioria dos roubos a carros ocorre no sudeste

A região sudeste é a campeã de roubos e furtos ocorridos em automóveis no Brasil. Oito a cada dez delitos são registrados nesta região. Ao mesmo tempo, o Sudeste é também recordista absoluto de recuperações de veículos roubados ou

05 de ago, 2011 · 2 minutos de leitura.

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 Maioria dos roubos a carros ocorre no sudeste

A região sudeste é a campeã de roubos e furtos ocorridos em automóveis no Brasil. Oito a cada dez delitos são registrados nesta região. Ao mesmo tempo, o Sudeste é também recordista absoluto de recuperações de veículos roubados ou furtados. Os dados são da Tracker do Brasil, empresa de rastreamento e monitoramento de veículos.

Dos 20 mil carros recuperados pela empresa, 15.765 (78,83%) foram no Sudeste, seguido da região Sul com 3.182 ocorrências (15,91%), Centro Oeste com 689 (3,45%), Nordeste com 311 (1,56%) e Norte, em último lugar com 32 (0,16%). 0,11% dessas recuperações aconteceram em países vizinhos, sendo 17 no Paraguai e 4 na Argentina.

Comente o estado de São Paulo registrou 51,77% do total de recuperações, mais do dobro do segundo colocado, o Rio de Janeiro (21,35%). A capital paulista é a cidade que apresenta o maior índice de roubos e furtos do país, 28,47% do total, seguida de Rio de Janeiro (18,94%), Porto Alegre (5,38%), Campinas (4,42%) e Curitiba (2,80%).

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”