LUÍS FELIPE FIGUEIREDO
Entre os recursos incluídos no pacote esportivo R-Line do Volkswagen Touareg, que começa a ser vendido no País com preço sugerido de R$ 333.700, está o Area View. O sistema, que é vendido como opcional a R$ 2.730, utiliza quatro câmeras instaladas na carroceria para permitir visão de 360 graus em torno do utilitário-esportivo.
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As imagens são exibidas na tela sensível ao toque localizada no centro do painel. As câmeras ficam no centro do para-choque dianteiro, sob os retrovisores e no centro da tampa do porta-malas. O dispositivo também é utilizada pelo sistema de auxílio ao estacionamento.
Feito para ajudar em manobras em baixa velocidade – o jipe alemão tem 4,79 metros de comprimento – o recurso desliga sozinho quando o modelo chega a 18 km/h. É útil em percursos fora de estrada, por exemplo, nos quais a visão do piso ajuda a superar obstáculos como pedras e passar por trechos estreitos.
O sistema também opera à noite, mas a eficácia é limitada à iluminação provida pelos faróis.
A Land Rover oferece sistema semelhante para os modelos Range Rover Vogue e Evoque. Para este está nos catálogos de topo Dynamic e Prestige, ambos com o pacote tecnológico.
O recurso dos carros ingleses tem um detalhe bem útil: as imagens podem ser selecionadas e ampliadas. Assim como o do Volks, serve tanto para o fora de estrada quanto para manobras “urbanas”.
Até 2010 os Range Rover Vogue vendidos no País tinham o “venture cam”. O sistema usa uma câmera portátil e sem fio, que pode ser usada fora do carro e permite estudar de forma precisa detalhes do percurso. O motorista também pode deixá-la em um barranco, por exemplo, e assistir a si próprio superando um obstáculo. As imagens são exibidas na tela do painel.
Seu senão é o alcance. A transmissão ocorre por meio de Bluetooth e a qualidade das imagens (e da conexão) piora conforme a câmera se afasta do veículo.