Você está lendo...
Produção de veículos cai 19,7% em setembro
Mercado

Produção de veículos cai 19,7% em setembro

A produção de veículos no mercado brasileiro somou 261.184 unidades em setembro deste ano, um recuo de 19,7% ante agosto e uma queda de 6,2% na comparação com setembro de 2010. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 6, pela Anfavea

06 de out, 2011 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Produção de veículos cai 19,7% em setembro

A produção de veículos no mercado brasileiro somou 261.184 unidades em setembro deste ano, um recuo de 19,7% ante agosto e uma queda de 6,2% na comparação com setembro de 2010. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 6, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O volume considera automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Nos primeiros nove meses deste ano, 2.604.108 veículos foram produzidos, uma elevação de 3,3% sobre o mesmo período de 2010. Nos 12 meses encerrados em setembro, a produção de veículos somou 3,46 milhões de unidades, um crescimento de 3,4% ante igual período anterior.

O vice-presidente da entidade, Luiz Moan Yabiku Júnior, afirmou que a queda em setembro era esperada, já que o mês costuma apresentar baixa de 9%, em média, na produção. Moan lembrou ainda que o período costuma ser de negociações salariais e das paralisações anunciadas nos últimos meses.

Publicidade


A Fiat, que já havia dado três dias de folga para os funcionários no início de setembro, irá dar férias coletivas para 20% dos empregados entre os dias 10 e 20 de outubro. Informações do Sindicato dos Metalúrgicos dão conta de que a montadora tem mais do que 30 dias de produção em veículos parados nos seus pátios.

Segundo a Anfavea, em setembro o estoque média nas fabricantes é equivalente a 36 dias. Em agosto esse volume era de 37 dias. “Estamos dentro do normal”, disse o vice-presidente da associação durante a coletiva de imprensa. No entanto, esse é o maior nível desde novembro 2008, quando o número atingiu 56 dias.

Moan comentou ainda sobre a falta de competitividade dos produtos nacionais. ”As exportações continuam em queda e as importações subindo”. O mês de setembro encerrou com exportações de 44.646 unidades de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, um recuo) de 0,5% ante agosto e um declínio de 1,5% sobre setembro de 2010. Já a participação dos importados no mercado de veículos respondeu por 25,4% do total vendido no último mês, acima dos 22,5% de agosto.


De acordo com o executivo, o anúncio de aumento do IPI para veículos importados já mostra efeitos positivos para o Brasil, já que em uma semana foraa anunciados cerca de US$ 2 bilhões em novos investimentos no País, com a ampliação da fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR), a nova planta da Nissan em Resende (RJ) e a expansão do grupo PSA Peugeot Citroën.

As previsões de crescimento para 2011, de 5% nas vendas e de 1,1% na produção, permanecem inalteradas.


Deixe sua opinião