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Cinco Alfa Romeo 4C são entregues
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Cinco Alfa Romeo 4C são entregues

Versão 'Launch Edition' do modelo terá somente 500 unidades produzidas na Europa

31 de out, 2013 · 2 minutos de leitura.

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 Cinco Alfa Romeo 4C são entregues
Alfa Romeo 4C 'Launch Edition'

Foi realizada hoje no centro de testes de Balocco, no norte da Itália, uma cerimônia exclusiva para comemorar a entrega dos primeiros cinco Alfa Romeo 4C “Launch Edition”.

Produzidos em um número limitado de 500 exemplares, esses supercarros marcam a volta da montadora italiana no mundo dos cupés leves esportivos.

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Stefano Zanotti , italiano, Pierluigi De Silvestro, suíço, Philippe Walch, francês, Carlos Diniz, alemão, e Aldo Mariani, holandês, foram os primeiros cinco clientes que receberam os 4C durante a cerimônia.

O chefe da marca Alfa Romeo na Europa, Louis-Carl Vignon, acolheu os cinco proprietários dos 4C no autódromo de Balocco, onde todos os modelos da montadora italiana foram desenvolvidos e testados desde 1962.

Graças ao novo motor de 240 cv, o 4C tem uma aceleração de 0 até 100 km/h em 4,5 segundos, com 258 km/h de velocidade máxima. Os picos de desaceleração são de cerca de 1,2 g e os picos de aceleração lateral são superiores a 1,1 g. Essas prestações são alcançadas graças a uma melhor distribuição do peso: 40% no eixo dianteiro e 60% no eixo traseiro, e uma relação entre peso e potência de 4 kg/cv.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.