Você está lendo...
Nova Silverado tem motorzão V8 e 5,7m
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Avaliação

Nova Silverado tem motorzão V8 e 5,7m

Avaliamos, nos EUA, a atual linha da picape Chevrolet que já foi vendida no Brasil

02 de mar, 2014 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

 Nova Silverado tem motorzão V8 e 5,7m
Picape tem aspecto robusto e intimidador, que lembra o do modelo vendido aqui

A partir da crise econômica de 2008, as montadoras vêm tentando disseminar a cultura do motor eficiente e do carro pequeno entre os consumidores norte-americanos. Mas, no Salão de Detroit (base das principais montadoras dos EUA) deste ano, a impressão que ficou foi que elas estão desistindo da empreitada. As estrelas da feira foram carrões que bebem muito combustível, como a nova geração da F-150, carro mais vendido naquele país. Avaliamos a picape Chevrolet Silverado, uma das principais rivais da Ford.

++ Siga o Jornal da Tarde no Facebook

Publicidade


++ Supercomparativo de picape cabine dupla

A atual linha do utilitário vendido no Brasil de 1997 a 2002 foi lançada nos Estados Unidos no ano passado. De acordo com informações da Chevrolet, por ora não há chances de vendê-lo aqui. Mas nunca se sabe o dia de amanhã – até porque a Ford pretende voltar a fabricar a linha F no País (leia mais abaixo).

A versão avaliada, LTZ Z71, é a de topo da gama e traz um enorme motor V8 a gasolina de nada menos que 5,3 litros. Apesar do tamanho, a potência não impressiona: são 355 cv.


Há propulsores de oito cilindros menores que rendem bem mais. É o caso do 4.0 da Audi, que tem turbo e injeção direta de gasolina e entrega mais de 500 cv. O vê-oitão da GM não traz nenhum desses recursos.

Os números deixam a desejar principalmente ao considerar que a picape tem mais de duas toneladas. Apesar da ótima disposição para acelerar partindo da imobilidade, a Silverado não tem fôlego na hora das retomadas, situação em que se revela um tanto lenta. O câmbio automático, bem ao gosto dos americanos, tem seis velocidades.


O motorista fica em posição bastante elevada, como se estivesse ao volante de um caminhão pequeno. Essa característica, aliada aos enormes retrovisores (interno e externos), privilegia a visibilidade.

Mas fora das largas vias típicas de cidades como Detroit, guiar a Silverado não é fácil, por causa de suas dimensões avantajadas. São 5,7 metros de comprimento. Como comparação, as versões com cabine dupla da picape S10 fabricadas no Brasil são 34 cm mais curtas.


O lado positivo é a amplitude da cabine. Não há aperto para nenhum dos cinco ocupantes, que contam com muito espaço para cabeças, ombros e pernas. O acabamento é um dos destaques do modelo. Os revestimentos são refinados e a tela central com dados exibidos com cores fortes transmite um ar de modernidade ao utilitário.

Tudo é muito grande: volante, console central – com um porta-objetos que mais parece uma pequena geladeira – e até mesmo as alavancas para a abertura das portas.


Série F. A Ford contratou 100 funcionários para a planta de São Bernardo do Campo (SP), a fim de preparar a linha para voltar a fabricar a Série F. A produção desses modelos foi suspensa em 2011 – eram feitas no ABC a F250 e o F-4000. A marca não revelou quais produtos serão nacionais nesta nova fase.

Prós e Contras:

Cabine:


Além de muito espaço, interior tem requinte no acabamento.

Desempenho:

Os 355 cv do V8 são insuficientes para dar agilidade à picape pesadona.


Chevrolet Silverado LTZ Z71

Motor: 5.3, V8, 32V, gasolina

Potência (cv): 355 a 5.600 rpm


Torque (mkgf): 57,6 a 4.100 rpm

Câmbio: Automático, 6 marchas

Comprimento: 5,7 metros


Largura: 2,03 metros

Entre-eixos: 3,38 metros

Peso: 2.071 quilos


Capacidade de carga: 2.162 quilos


Deixe sua opinião