Você está lendo...
Fiat Punto, um veterano de estrada
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Fiat Punto, um veterano de estrada

Lançado em 2007, modelo tem a diversidade como trunfo para manter caminho de sucesso

19 de mar, 2014 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

 Fiat Punto, um veterano de estrada
Lançada no ano passado, Blackmotion traz acessórios para deixar visual bem esportivo

Diversidade. Este é o segredo do sucesso do Fiat Punto desde 2007, quando o hatch chegou às concessionárias do País. O carro foi o escolhido para estrear a seção “Veteranos que amamos”, na qual avaliaremos, uma vez por mês, modelos que, mesmo sem ter recebido mudanças significativas recentemente, são bons de venda.

O Punto é oferecido no Brasil com quatro versões de motor. Com o 1.4 flexível, a tabela parte de R$ 43.230 e de série há itens como vidros dianteiros elétricos, ar-condicionado, direção hidráulica e rádio com entrada USB.

Publicidade


O quatro-cilindros é bem antigo e seu desempenho deixa a desejar. São 88 cv com etanol e torque de apenas 12,5 mkgf. Esse motor exige constantes mudanças de marcha do câmbio manual de cinco velocidades para obter alguma agilidade no trânsito. O Punto 1.4 demora a ganhar velocidade.

O melhor custo-benefício está na versão 1.6, que parte de R$ 45.920. Com até 117 cv e 16,8 mkgf, esse propulsor está na medida certa para o carro. Apesar das dimensões compactas, o carro leva com conforto duas pessoas no banco de trás. Com o 1.8 de até 132 cv, o hatch é rápido e empolgante de acelerar. São R$ 50.680, na versão Sporting, e R$ 53.400 na série especial Blackmotion, com acessórios que deixam o visual mais esportivo.

Quem gosta mesmo de esportividade pode optar pela versão T-Jet, capaz de deixar para trás modelos como Audi A1 e Mini One. Esse Fiat, que parte de R$ 61.380, tem motor 1.4 turbo a gasolina de 152 cv. Entre os pontos negativos do Punto está o câmbio automatizado Dualogic, disponível nas versões 1.6 e 1.8. Nesse caso, a tabela parte de R$ 48.639.


Enquanto os rivais (confira lista na próxima página) têm transmissões modernas, a Fiat insiste no confuso e cheio de trancos Dualogic. O porta-malas também deixa a desejar. O acabamento interno agrada pela beleza e qualidade dos materiais. E a direção direta, aliada à boa suspensão, torna o Punto um carro bom de curva.

++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Peugeot 207 ganha edição especial

Opcionais são raros no segmento


Enquanto os concorrentes do Punto oferecem versões com pacotes fechados, no Fiat é possível comprar a maioria dos opcionais separadamente. Na de entrada, Attractive 1.4, por exemplo, a lista inclui kit com conexão Bluetooth e comandos do sistema de som no volante, rodas de liga leve e vidros elétricos traseiros.

Outros extras disponíveis para o Fiat são bancos de couro e até teto solar, dependendo do motor e nível de acabamento.

Quando chegou, o Punto quebrou a monotonia do segmento de hatches compactos no País, que desde o início dos anos 2000 tinha como representantes Citroën C3, Honda Fit e Volkswagen Polo.


As vendas do Fiat se mantêm estáveis desde então. O melhor resultado foi em 2012, quando o modelo recebeu a única e grande reestilização. Entre os compactos que não oferecem versões 1.0, o Punto ficou atrás apenas do Chevrolet Agile, que parte de R$ 44.090.

No ano passado, a participação de mercado do Fiat caiu muito por causa da renovação do segmento. Entre as estreias estão o Peugeot 208 e o novo Fiesta nacionalizado, que passou a ser o líder da categoria.


Deixe sua opinião