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Designer cria Café Racer futurista
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Designer cria Café Racer futurista

Bottpower mostra três opções da Bott XC1, com visual vintage e motor V-Twin de 1203 cm³

01 de set, 2014 · 2 minutos de leitura.

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 Designer cria Café Racer futurista
Bottpower lança a Bott XC1 em duas versões de visual, com motor V-Twin de 1203 cm³

A Bottpower, construtora de motos artesanais localizada em Valência, na Espanha, mostra o projeto Bott XC1, um modelo equipado com motor V-Twin de 1203 cm³, que oferece 100 cavalos de potência e torque de 11,22 mkgf, com injeção eletrônica e câmbio de cinco velocidades.

Mas a maior sacada da Bott XC1 não está em seu propulsor e sim no visual inspirado nas motos conhecidas como Café Racer, com traseira encurtada, tanque proeminente e perfil aliviado.

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O modelo está em fase de projeto, com três opções feitas pelo designer holandês Hugo van Waaijen. Uma primeira versão mostra a XC1 na cor branca com faixas laranjas e um segundo modelo apenas mostra variação no tanque e na rabeta, mantendo a mesma pintura. A versão mais recente é pintada de preto fosco, com tanque de linhas mais anguladas e carenagem sobre o farol.





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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.