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Veja os tipos de acionamentos do câmbio
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Tecnologia

Veja os tipos de acionamentos do câmbio

Hastes para trocar marchas dão lugar a ?borboletas?, teclas e até botão giratório

17 de set, 2014 · 5 minutos de leitura.

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 Veja os tipos de acionamentos do câmbio

O câmbio automatizado Dualogic do Fiat Uno, novidade na linha 2015, traz um tipo de acionamento bastante incomum, principalmente em modelos de entrada. Em vez da tradicional alavanca para a seleção de marchas, as trocas são feitas por meio de teclas localizadas no console central. Se preferir, o motorista pode usar as hastes atrás do volante para fazer as mudanças manualmente.

Em carros de luxo, as variações para o acionamento da transmissão são mais frequentes. Graças às tecnologias cada vez mais avançadas para as caixas automáticas, as montadoras têm investido em soluções que não só aumentam o conforto na hora de guiar, mas permitem aproveitar melhor o espaço interno, por retirar a alavanca da área central do console.

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A Jaguar Land Rover, por exemplo, utiliza um sistema em que a seleção das marchas é feita por meio de um botão giratório, que é recolhido automaticamente quando o carro é desligado – ficando no nível do console central. O seletor está disponível em modelos como os Range Rover Evoque e Vogue, da Land Rover, e nos sedãs Jaguar XF e XJ.

No caso da Mercedes-Benz, os modelos mais recentes trazem a alavanca de câmbio na coluna de direção. A seleção dos modos de direção (D,N,R e P) dos automóveis tradicionais é feita por meio desta haste. Nas versões AMG, por outro lado, o comando foi mantido no console para transmitir maior sensação de esportividade. “O objetivo da alavanca na coluna de direção é liberar espaço no console central”, diz o gerente de marketing da Mercedes do Brasil, Evandro Bastos.

Em todos os veículos da Aston Martin as trocas de marcha são feitas por um sistema acionado por meio de teclas no painel. No mais, o sistema é convencional. Trata-se de uma caixa automática com conversor de torque, que segundo informações da marca, possui características esportivas de velocidade de engate. As trocas são feitas em 0,13 segundos.


Alavanca na coluna surgiu nos anos 50


Câmbios com formas inusitadas de acionamento não são novidade no mundo automotivo. A alavanca na coluna de direção era muito comum nos carros norte-americanos fabricados entre as décadas de 1950 e 1970, de marcas como Dodge, Ford e Chevrolet. As hastes no assoalho ficavam reservadas aos modelos esportivos.


Como grande parte dos carros antigos tinha o banco dianteiro inteiriço para levar três pessoas, essa solução foi adotada para ampliar o espaço para quem viajava no meio. As transmissões eram manuais com três ou quatro marchas. Nos anos 50, modelos como Plymouth Fury e Ford Edsel já traziam câmbio automático acionado por botões.

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