Você está lendo...
Veja oito modelos ‘preparados’ de fábrica
Notícias

Veja oito modelos ‘preparados’ de fábrica

De hatches médios a um modelo conversível, conheça oito versões apimentadas vendidas no País

24 de set, 2014 · 9 minutos de leitura.

Publicidade

 Veja oito modelos 'preparados' de fábrica
Com um valor de tabela de R$ 557.100, Audi RS6 tem um motor 4.0 V8 biturbo de 560 cv

Eles nasceram como carros normais, mas, desde o projeto, já foram preparados para receber tempero esportivo. São mudanças no conjunto mecânico, na suspensão e nos freios, além de alterações estéticas internas e externas que deixam seus aspectos condizentes com a esportividade que propõe.

Após receberem preparação feita pela divisão esportiva das montadoras (como Audi, BMW, Mercedes-Benz e Jaguar), estes modelos passam a ter desempenho emocionante aliado à versatilidade oferecida por suas versões “normais”. E, no grupo dos preparados, há representantes de diversos segmentos: hatches, sedãs, utilitários-esportivos, peruas…
São diversificadas as opções disponíveis no Brasil. Confira a avaliação de oito modelos preparados à venda no País.

Publicidade


Audi S3
É o modelo de acesso aos esportivos luxuosos no País. Recém-lançado, tem preço sugerido de R$ 205.500 e motor 2.0 turbo com 280 cv. Detalhes como o volante achatado na base dão o toque de carro apimentado à cabine, enquanto o exterior traz rodas exclusivas. Mais duro que o A3 normal, ele pode parecer um pouco indócil em ruas esburacadas, principalmente no modo de condução mais esportivo. Mas como é bom de curvas! E acelera muito, até por ser bem leve.

BMW M135i
Rival do S3, é mais potente, com seu 3.0 seis-em-linha de 320 cv, e custa R$ 209.950. A pressão forte em seu pedal direito se traduz em aceleração arrebatadora, destas que fazem o corpo dos ocupantes ser projetado contra o banco. Pequeno e leve, este carro é um verdadeiro “rocket pocket” (foguetinho de bolso, em português). A suspensão, embora preparada, não é tão rude quanto a do S3. Também seduz pelo visual, com belas rodas e logotipos M na carroceria.


Mercedes A 45 AMG
Entre os hatches preparados, este é o mais brutal. Com motor turbo 2.0 de incríveis 360 cv e preço de R$ 269.900, o A 45 AMG acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, com muito barulho para estimular os nervos do motorista. A tração 4×4 ajuda a deixá-lo estável em curvas e em alta velocidade, mas a suspensão é muito ríspida para as ruas brasileiras – além de bater contra valetas e em rampas. Rodas, saídas de escape duplas e bancos esportivos apimentam o visual.

Audi RS5
Talvez este seja o mais divertido dos modelos da quattro, divisão esportiva da Audi. Por R$ 458.800, o RS5 é um dos últimos carros com preparação esportiva de marcas alemãs a trazer motor aspirado – um 4.2 V8 de 420 cv. A aceleração pode até não ser tão brutal quanto à obtida pelos “turbinados”, mas o barulho do propulsor trabalhando é de intimidar – e arrepiar. Dá também para ouvir estalos durante as reduções de marcha. Com duas portas, o carro é baseado no cupê A5.


Jaguar XF-R
Lindo como quase todo carro inglês, o XF-R tem suspensão bastante baixa, motor V8 de 5 litros e 510 cv e acelera com muito vigor, embora seja cerca de um segundo mais lento que concorrentes como o E63 AMG, da Mercedes – o Jaguar vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Além disso, ele tem apenas dois modos de condução (os rivais trazem pelo menos três) e, na cabine, traz painel simples demais. Mas o preço, de R$ 459.500, é bem mais baixo que o dos rivais.

Audi RS6
Nesta geração, o modelo está disponível apenas na versão perua – não há mais sedã. Ela reúne o melhor de dois mundos para um carro preparado. É baixa como um sedã e versátil e espaçosa como um utilitário. A RS6 tem respostas vigorosas com seu 4.0 V8 biturbo de 560 cv; ela vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. A tração é nas quatro rodas e os freios de carbono cerâmica, extremamente eficientes para controlar o ímpeto do motor. O preço sugerido é de R$ 557.100.

BMW X6M
Este crossover com teto de cupê é um dos mais interessantes jipões preparados. Mesmo com o centro de gravidade alto, consegue ser mais equilibrado que os rivais. Porém, um utilitário nunca será tão divertido de guiar quanto um hatch, sedã ou perua. E é sempre mais pesado. Ainda assim, o X6M acelera de 0 a 100 km/h em baixíssimos 4,7 segundos com seu V8 biturbo de 556 cv. E é o único da reportagem a ter excelente espaço para cinco pessoas. O preço é de R$ 479.950.


Mercedes SL63 AMG
Com 564 cv e absurdos 92 mkgf em seu V8 biturbo e câmbio automatizado de sete marchas com três modos de ação, este conversível é o preparado mais próximo de um esportivo nato. Baixo, com tração traseira, direção bem direta e suspensão rígida, mas com um pouquinho de ternura, ele é um “canhão” em acelerações – vai de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos – e muito divertido de guiar em curvas. O preço é de US$ 302.900, que equivalem a cerca de R$ 716.540.

OUTROS PREPARADOS DE FÁBRICA:


Audi RS4 Avant:R$ 448.600
Audi RS7:R$ 589.360
Audi RS Q3:R$ 273.600
BMW M 235i:R$ 229.950
BMW M5:R$ 529.950
BMW M6:R$ 529.950
BMW M6 Grand Coupé:R$ 559.950
Jaguar XF-RS:R$ 554.400
Mercedes CLA 45 AMG:R$ 289.900
Mercedes E 63 AMG:US$ 245.900 (R$ 581.700)
Mercedes CLS 63 AMG:US$ 251.900 (R$ 595.900)
Mercedes SLK 55 AMG:US$ 192.900 (R$ 456.300)
Mercedes S 63 L AMG:US$ 326.900 (R$ 773.300)
Mercedes ML 63 AMG:US$ 253.900 (R$ 600.625)
Mercedes GL 63 AMG:US$ 273.900 (R$ 648 mil)

Deixe sua opinião