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Fabricante faz primeira Scrambler nacional
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Fabricante faz primeira Scrambler nacional

Chimpa TMC quer popularizar customização de motos com sua Scrambler de mecânica Honda a R$ 15.900

03 de out, 2014 · 3 minutos de leitura.

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 Fabricante faz primeira Scrambler nacional

A Chimpa TMC, parceria formada entre a fabricante de
acessórios Chimpa e o estúdio de customização de motos TMC, do piloto Tarso
Marques, mostraram um protótipo de customização estilo Scrambler, em adição ao Cafe Racer já oferecido.

A nova moto usa a Honda CG 150 Fan como base mecânica e tem
apenas alterações estéticas. A Scrambler custa R$ 15.900 e pode ser comprada no
próprio estúdio da TMC, na zona sul da capital paulista, ou nas concessionárias
Honda do grupo Japauto.

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A ideia da parceria é tentar popularizar a customização de
motocicletas, geralmente algo caro e inacessível à maior parte dos
motociclistas. A Chimpa TMC já oferece a Cafe Racer, em versões 125 cm³ e 150
cm³, tabeladas a R$ 9.990 e R$ 14.990, respectivamente.

Motor e toda a ciclística são originais da moto, o que não
afeta a garantia de fábrica, de um ano. A TMC ainda dá garantia de três meses
para a customização, feita em fibra de vidro. Posteriormente, as peças serão em
plástico injetado.

A expectativa é que 50 motos sejam vendidas ainda em 2014,
número que deve se elevar para 100 unidades mensais em 2015. Há ainda previsão
de venda de peças separadas da Chimpa em lojas de departamento, para
customização pelo próprio motociclista.



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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.