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Palestra para iniciantes no 4×4 ocorre em SP
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Palestra para iniciantes no 4×4 ocorre em SP

Evento ministrado pelo instrutor de off-road João Roberto Gaiotto será nos dias 11 e 20 de novembro

10 de nov, 2014 · 2 minutos de leitura.

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 Palestra para iniciantes no 4x4 ocorre em SP
Palestra dá dicas para quem quer começar no mundo off-road

Será realizada em São Paulo, nos dias 11 e 20 de novembro, a palestra “Iniciando no Off-Road”, ministrada pelo instrutor do Curso Técnica 4×4 João Roberto Gaiotto. A inscrição custa R$ 190 e dá direito a uma apostila, DVD e passaporte para o curso integral com desconto.

O evento terá três horas de duração e é idealizado para pessoas que já possuem ou pretendem comprar seu primeiro utilitário ou picape com tração 4×4. Gaiotto explica técnicas e dá dicas para quem quer começar a se aventurar por passeios e trilhas sem passar por “perrengues”.

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“Com a palestra, é possível atender ao público que busca orientação para comprar o carro e começar com o pé direito. O participante pode depois reciclar tudo no curso regular, pagando uma taxa especial onde poderá batizar seu novo 4×4”, diz o instrutor.

Serviço:

Palestra Iniciando no Off-Road


Quando: 11 e 20 de novembro

Local: Hotel Heritage – rua Fernando de Albuquerque, 122, Consolação, São Paulo

Quanto: R$ 190 por pessoa


Informações: curso4x4@tecnica4x4.com ou (41) 9934-9277


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.