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Saiba usar os freios ABS do veículo
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Saiba usar os freios ABS do veículo

Sistema evita que as rodas travem, mantendo o carro sob controle

25 de fev, 2015 · 4 minutos de leitura.

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 Saiba usar os freios ABS do veículo
Mercedes-Benz Classe S foi primeiro carro de produção a ter freios com ABS nos anos 1970

Freios com sistema antitravamento, mais conhecidos como ABS, vêm em todos os carros novos vendidos no País desde janeiro de 2014. O sistema mantém o veículo sob controle mesmo em frenagens de emergência. Mas nem todo mundo sabe usá-lo – como o pedal “vibra” quando o dispositivo entra em ação, muitos se assustam e tiram o pé do pedal, reduzindo a eficiência.

O ABS funciona aliviando a pressão aplicada nas pinças de freio quando “percebe”, por meio de sensores, a iminência de travamento. O sistema injeta e corta o envio de fluido várias vezes por segundo, como numa sequência de pulsos.

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Isso causa uma forte trepidação no pedal, que indica que o ABS entrou em ação. “Nunca se deve tirar o pé do pedal, sob pena de o antitravamento não ser acionado e comprometer a parada de emergência”, explica o supervisor de serviços da Ford, Reinaldo Nascimbeni.

O ABS também ajuda a manter o controle em frenagens bruscas pois, se as rodas travarem, o carro tenderá, por exemplo, a seguir reto em uma curva mesmo que o volante esteja esterçado. Com as rodas girando, o motorista conseguirá desviar de obstáculos a frente.

O ABS não requer nenhum tipo de cuidado especial. Mas, se a luz de advertência se acender no painel, é sinal que há algum defeito no sistema. “O carro não ficará sem freios, mas será preciso levá-lo à oficina”, afirma Nascimbeni.


OBRIGATÓRIO PARA MOTOS EM 2016

Os freios ABS serão obrigatórios também nas motos com motor de 300 cm3 ou mais vendidas no Brasil a partir de 2016. A implantação será gradativa até 2019, quando 100% das motocicletas oferecidas no País deverão ter algum sistema de assistência à frenagem.

Abaixo de 300 cm3, os modelos deverão ser equipadas com freios combinados, o CBS. Motocicleta mais vendida do Brasil, a CG 150 Titan, da Honda, tem o recurso.


COMO FUNCIONA

Nas motos, o ABS funciona da mesma forma que nos carros. A vantagem sobre duas rodas é que o dispositivo é capaz de impedir quedas, além, obviamente, de acidentes graves.

Já o CBS distribui automaticamente a força de frenagem entre os dois eixos, a exemplo do sistema de auxílio ao ABS dos carros, o EBD. O recurso é eficiente ao rodar sobre pisos escorregadios, por exemplo.


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