O ano de 2015 ainda nem chegou em sua metade, mas já tem gente esperando os últimos meses para receber 13º salário, restituição do imposto de renda… Já a Audi aguarda outubro para ampliar sua gama de modelos no Brasil. O mais novo “membro” da linha por aqui será o RS3 Sportback. Mas não se anime. Ainda sem preço definido, o “esportivinho” é equipado com motor turbo 2.5 de 372 cv, torque máximo de 47,4 mkgf e transmissão automatizada de sete velocidades. Já a tração é integral. Na Europa, o lançamento está previsto para o meio do ano.
Com o conjunto, o compacto vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 250 km/h bloqueada eletronicamente. Mas pode ser elevada opcionalmente e chegar aos 280 km/h. Em relação à transmissão, o condutor pode executar as trocas manualmente, usando as borboletas posicionadas junto ao volante, ou a alavanca seletora. Há ainda o sistema “launch control”, que permite otimizar a tração e minimizar o deslizamento dos pneus nas arrancadas.
Publicidade
Apesar de estar em um patamar esportivo, a Audi afirma que o modelo é 10% mais econômico que a sua versão anterior. Um sistema de recuperação de energia, uma bomba de óleo controlada sob demanda e um novo sistema start-stop que desliga o motor pouco antes do carro parar completamente contribuem para isso.
No interior, o Audi RS 3 Sportback tem acabamento em preto e logos “RS” nos encostos dos bancos, forrados de couro Fine Nappa, com costuras em cinza. O volante multifuncional também é feito de couro e Alcantara, com base achatada, enquanto os pedais e o apoio do pé esquerdo são feitos de aço inoxidável.
Em termos de equipamento de série, o compacto tem sistema de estacionamento autônomo, bancos do tipo concha, air bags laterais, sistema de navegação GPS, bancos dianteiros com aquecimento e controles elétricos, apoios lombares com quatro regulagens, retrovisores externos com escurecimento automático e sensores para luz e chuva.