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Audi mostrará Prologue Allroad em Xangai
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Audi mostrará Prologue Allroad em Xangai

Novo conceito adianta linhas esportivas de futura perua aventureira A6 Allroad

16 de abr, 2015 · 4 minutos de leitura.

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 Audi mostrará Prologue Allroad em Xangai
Audi Prologue Allroad Concept

A Audi mostrou mais um membro da família de conceitos Prologue. O Allroad concept será mostrado no próximo Salão de Xangai e antecipa as formas da próxima geração da perua A6 Allroad. Ele tem 5,13 m de comprimento e 7,7 cm a mais de altura em relação ao solo do que o outro conceito Prologue Avant.

O longo capô termina em faróis de laser. Atrás, as lanternas são de LED e segundo a Audi, o modelo reflete uma interpretação do conceito Allroad, com uma sugestão clara do futuro do desenho da marca.

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Sob o capô vai um sistema híbrido composto pelo V8 4.0 biturbo e um motor elétrico acoplado ao câmbio automático de oito marchas. O conjunto entrega nada menos que 734 cv de potência máxima e poderosos 91,8 mkgf de torque. Os números são suficientes para levar o Prologue Allroad de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e, ainda, conseguir um consumo médio de 41,7 km/l.

O motor elétrico é alimentado por uma bateria de íons de lítio montada na traseira. Ela é capaz de entregar autonomia de até 54 quilômetros apenas com eletricidade. O Prologue ainda tem uma tecnologia de recarregamento sem fios, por indução eletromagnética.

Para controlar o conjunto poderoso há suspensões feitas com materiais de baixo peso, rodas de 20 polegadas e discos de freio de carbono-cerâmica. A suspensão é adaptativa com amortecedores pneumáticos, com ajustes entre conforto e esportividade. A direção também tem relação variável, podendo ficar mais ou menos direta, de acordo com o modo de condução.


Dentro, três telas sensíveis ao toque dominam a cabine. O passageiro pode configurar uma série de telas. O display dele é integrado ao que vai à frente do motorista, e o passageiro pode “empurrar” informações relevantes para a outra tela atrás do volante. Quem for atrás, tem um display no console central que serve para ajuste de ar-condicionado, temperatura dos bancos e do sistema de entretenimento.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.