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BMW Série 4 ganha edição limitada
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BMW Série 4 ganha edição limitada

435i ZHP Coupe Edition traz pacote esportivo oferecido no Série 3 entre 2003 e 2006

22 de mai, 2015 · 2 minutos de leitura.

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 BMW Série 4 ganha edição limitada

A BMW criou uma edição limitada de 100 unidades para o cupê 435i. Batizada de ZHP Coupe Edition, ela traz um pacote esportivo, chamado ZHP, que foi oferecido pela marca no Série 3 entre 2003 e 2006.

As novidades incluem grade dianteira escurecida, rodas de 18″ com desenho exclusivo, volante e freios assinados pela divisão esportiva M, suspensão adaptativa e um kit de performance que acrescenta 35 cv ao motor de 3 litros e seis cilindros, com potência resultante de 335 cv. Em comparação ao 435i normal, a aceleração de 0 a 100 km/h ficou 0,2 segundo mais rápida.

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Com câmbio manual de seis marchas ou automático de oito, o 435i ZHP Coupe Edition começa a ser vendido no segundo semestre deste ano, em duas opções de cor: preta e branca. A marca alemã só divulgará os preços no lançamento.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.