Você está lendo...
FCA tem novo presidente na América Latina
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

FCA tem novo presidente na América Latina

O brasileiro Stefan Ketter, que é responsável mundial pelas fábricas do grupo, substitui Cledorvino Belini

06 de out, 2015 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 FCA tem novo presidente na América Latina
Ketter acumulará com o novo cargo a vice-presidência mundial de manufatura

Foram onze anos na presidência executiva da empresa que mais vende carros no Brasil. Agora, Cledorvino Belini deixará a função. A partir de 1º de novembro, o também brasileiro Stefan Ketter substitui Belini à frente da FCA América Latina, operação que reúne as marcas dos grupos Fiat e Chrysler.

Além de presidente executivo da FCA, Ketter manterá a posição de vice-presidente mundial de manufatura e integrante do conselho do grupo. Belini também continuará na empresa; para ele, foi criada uma nova presidência, a de Desenvolvimento para a América Latina.

Publicidade


Na prática, o executivo de 66 anos ficará responsável por relações com o governo e pelas operações das empresas financeiras do Grupo FCA.

Tanto Belini quanto Ketter vão se reportar diretamente ao presidente mundial do Grupo FCA, Sergio Marchionne.

O novo presidente executivo. Ketter, de 56 anos, nasceu em São Paulo. Filho de alemães, realizou seus estudos no país de seus pais; é graduado em engenharia mecânica pela Universidade de Munique.


Ele iniciou sua carreira automotiva em 1980, na BMW, e teve passagens pela Volkswagen e a Audi. Na Fiat, ingressou em 2004, assumindo a área de qualidade, na sede da empresa em Turim (Itália). Ele assumiu a vice-presidência de manufatura em 2008 e reformulou fábricas da FCA nos Estados Unidos e Itália.

Para o Brasil, retornou em 2013, a fim de implementar a nova planta da marca no País, em Goiana, Pernambuco. Lá, já é produzido o Jeep Renegade. A partir do ano que vem, também sairá dessa fábrica a picape Fiat Toro.


Trajetória de Belini. Funcionário da Fiat desde 1973, o também paulista Cledorvino Belini (foto acima) assumiu a presidência da Fiat Automóveis em 2004 e, no ano seguinte, da Fiat do Brasil.

Após a aquisição do controle acionário da Chrysler pela Fiat, no fim da década passada, Belini passou a ser presidente da FCA América Latina, uma das quatro regiões mundiais do grupo. Em 2009, tornou-se integrante do conselho da empresa e, de 2010 a 2013, foi presidente da Anfavea, a associação brasileira das montadoras.


Deixe sua opinião